Energisa participa do maior evento científico da América Latina que será realizado na Capital

A Energisa, concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, será uma das empresas participantes da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado de 21 a 27 de julho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

O tema do evento deste ano, “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, permeará grande parte das discussões propostas na programação.

Durante a SBPC, a Energisa irá disponibilizar aos visitantes as Unidades Móveis “Nossa Energia” e “Espaço Energia”. Os veículos incluem na sua demonstração experimentos físicos, filmes educativos, tela multitoque e projeção interativa onde as pessoas se comunicam apenas com gestos a distância. O objetivo é levar mais conhecimento sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica aos sul-mato-grossenses. As Unidades Móveis fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso do Sul, que segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Energisa, Lenon Rodrigues Fernandes, também estará presente na SBPC para uma entrevista especial para a TV UFMS. Na ocasião ele irá falar sobre os Projetos “Projeto Pantanal” e “RELIG – Sistema de Corte e Religa Remotos para Unidades Consumidoras Pulverizadas” ambos da concessionária. “A região do Pantanal sul-mato-grossense é caracterizada por grandes áreas de preservação ambiental e alagamentos sazonais, o que torna complexo o investimento em infraestrutura em uma região considerada ‘remota’ para atendimento elétrico convencional”, explica o coordenador. “Neste contexto, o Projeto Pantanal visa realizar estudos para avaliação de tecnologias de armazenamento de energia e de soluções para a operação e manutenção delas. O Projeto inclui ainda a instalação de 23 sistemas fotovoltáicos que irão proporcionar a universalização do acesso à energia, aumentando a qualidade de vida para diversas famílias ribeirinhas e fomento à sustentabilidade”, afirma Lenon Fernandes. Atualmente, 22 dos 23 sistemas já estão instalados, sendo que 17 já se encontram em operação.

O segundo tema abordado pelo coordenador será o sistema RELIG – Sistema de Corte e Religa Remotos para Unidades Consumidoras Pulverizadas que está em fase de desenvolvimento com a UFMS e a empresa ENG. O seu objetivo é otimizar a operação do serviço de corte e religa da energia elétrica pelas equipes de campo por meio de um aplicativo para smartphone. A expectativa é que esta ferramenta seja concluída em 2019 para posterior execução do projeto piloto, em 2020.

Inovação é sinônimo de geração de valor para o Grupo Energisa. Por esse motivo, os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação possuem alinhamento estratégico para potencializar os benefícios à sociedade e o setor elétrico. Neste contexto, o programa de P&D atua em parceria com empresas públicas e privadas, startups, universidades e instituições de ciência e tecnologia promovendo a rápida inserção da solução no mercado. “Vem daí a nossa grande satisfação em participarmos da 71ª Reunião Anual da SBPC”, esclarece Lenon Rodrigues.

A programação científica preliminar da 71ª Reunião Anual da SBPC pode ser conferida neste link: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/wp-content/uploads/2019/04/programa71RA.pdf

Texto: Andreia Andrade Araujo (Comunicação e Marketing Energisa)