Vestibular e PASSE da UFMS batem recorde de inscrições

Neste ano, os processos seletivos de Vestibular UFMS 2020 e as 1ª, 2ª e 3ª Etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) bateram recorde de inscrições. Ao todo, mais de 37 mil pessoas se inscreveram para uma das modalidades de ingresso da Universidade.

“Estamos muito satisfeitos com este crescimento expressivo nas inscrições. Registramos um aumento de mais de 40% em relação ao ano passado. E devemos isso a dois fatores primordiais: melhora na divulgação dos processos seletivos e um maior reconhecimento da sociedade em relação à qualidade da nossa Instituição, na medida em que nos destacamos em alguns dos principais rankings universitários”, ressaltou o pró-reitor de Graduação Ruy Caetano.

Do total, 15.630 candidatos poderão fazer a prova de Vestibular, pois tiveram as inscrições deferidas, enquanto 7.331 farão uma das etapas do PASSE de acordo com a Relação Preliminar de Candidatos Inscritos da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). Os candidatos devem acessar o edital pelo site www.ingresso.ufms.br e conferir se os seus dados estão corretos. Caso haja necessidade de retificação, o prazo para solicitar qualquer alteração é até amanhã, dia 22.

Para o ingresso em 2020, serão ofertadas 5.220 vagas, nos três processos de ingresso (Vestibular, PASSE e Sisu), para os 115 cursos de graduação na Cidade Universitária e nos nove câmpus em todo o estado de Mato Grosso de Sul. Todos os cursos de graduação são gratuitos, ou seja, sem mensalidade.

Segundo o reitor Marcelo Turine, a decisão de ampliar as formas de ingresso na UFMS foi tomada para atender a uma antiga demanda. “Desde o início de nossa gestão queríamos que o ingresso na UFMS fosse diversificado, atendendo a diversas demandas, incluindo a questão regional. Esse olhar a mais neste momento tão importante que é o ingresso amplia possibilidades e contribui para a diminuição da evasão”, explicou.

A prova do Vestibular está confirmada para o dia 1º de dezembro de 2019, das 8h às 12h30, e será realizada nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Os endereços serão divulgados no dia 25 de novembro por meio de edital específico. A grande novidade do exame neste ano é a redação que será própria pela primeira vez.

Já as provas da 1ª etapa do PASSE, correspondente ao triênio 2019-2021; da 2ª etapa, correspondente ao triênio 2018-2020, e a 3ª etapa correspondente ao triênio 2017-2019  serão realizadas no domingo, 8 de dezembro, das 8h às 12h.

Os candidatos da 3ª etapa do PASSE farão a prova já para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação, na modalidade presencial, para ingresso no ano letivo de 2020.

“Sobre o PASSE, temos mantido a média de inscritos na Primeira Etapa. Mas ainda precisamos do apoio dos professores, tanto da rede pública quanto da particular, para mostrar aos alunos a boa oportunidade que eles têm ao participarem de um processo com uma concorrência menor”, disse o pró-reitor de Graduação.

Texto: JC Costa.