Universidade financia 89 propostas de ações de extensão

Nesta semana, foi divulgado o resultado final do Edital Paext 2019. Das 154 propostas submetidas, 89 foram aprovadas com fomento da UFMS. Deste total, cerca de 40% são dos câmpus, o que contribui para fortalecer e descentralizar as ações de extensão nos municípios nos quais a Universidade está presente.

“O Edital Paext é universal, contempla todas as áreas”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes. Dentre as que mais tiveram propostas aprovadas estão: Saúde, com 33; Educação, com 21; e Meio Ambiente e Tecnologia e Produção, ambas com 11. Em 2018, a UFMS realizou cerca de cem mil atendimentos. Neste ano, espera-se que os atendimentos à comunidade sejam equivalentes, mesmo com a situação de contingenciamento.

Mais de R$ 266 mil serão investidos em 2019 nos projetos, programas e cursos selecionados. O montante é destinado à concessão de bolsas de extensão a estudantes de graduação e ao custeio das ações. De acordo com Fernandes, grande parte dos investimentos feitos na extensão provém da otimização de recursos que seriam, inicialmente, aplicados no funcionamento da Universidade. “Por meio de uma gestão eficiente e decisões estratégicas, conseguimos manter aporte de recursos próprios destinados à execução dos projetos e manter a extensão da UFMS funcionando, mesmo com o contingenciamento”, explica Marcelo. O pró-reitor comenta, ainda, que a locação de recursos foi bastante criteriosa e considerou as demandas estritamente necessárias para viabilizar cada uma das propostas.

O resultado final do Paext 2019 pode ser conferido no Edital abaixo.

Download (PDF, 791KB)

 

Texto: Vanessa Amin