UFMS renova acordo de cooperação com a Kochi University do Japão

Nesta manhã, na sala de atos da Reitoria, foi realizado um ato solene para assinatura da carta de intenção da renovação do acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)  e a Universidade de Kochi do Japão. O termo foi assinado pelo reitor da National Corporation Kochi University (Japão), Dr Hiroshi Wakiguchi, e o reitor Marcelo Augusto Santos Turine.

O acordo de cooperação com a Universidade de Kochi foi firmado em 2013 com o objetivo de promover a troca de experiências, intercâmbio cultural, mobilidade acadêmica e desenvolvimento regional. Explica o reitor da Universidade de Kochi que o interesse é contribuir para o desenvolvimento da área da saúde pública. “Estamos apoiando projetos de saúde visando desenvolver esta área no Brasil”.

Para o reitor da UFMS essa integração com a universidade japonesa é de grande relevância para fortalecer as pesquisas no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP). “Com a troca de experiências entre os dois países aprimoramos nossas técnicas ao absorver novos conhecimentos e tecnologias. Isso traz proveito para todos, pois melhora o atendimento de saúde à população”, disse Turine

A superintendente do HUMAP, Dra Andréia Antoniolli também comentou sobre a cooperação com o Japão “A mobilidade acadêmica é muito importante. Por meio dela, a gente conheceu os avanços e as tecnologias que eles utilizam, da mesma forma que eles vieram para cá e puderam conhecer como trabalhamos”, salienta.

Na sequência, o médico Michiya Kobayashi, ministrou palestra com o tema “Visão Geral do Manejo do Câncer de Cólon no Japão”, no anfiteatro da SEDFOR, na UFMS, reunindo uma plateia diversificada de médicos, enfermeiros, residentes e estudantes da área da saúde.