UFMS recebe Congresso Nacional de Matemática em 2020

A Cidade Universitária será sede do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), no ano que vem. O evento irá reunir professores, pesquisadores e outros profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas, de diferentes áreas da Matemática Aplicada e Computacional. O objetivo é divulgar e discutir resultados recentes das pesquisas e trabalhos em desenvolvimento.

De acordo com o professor do Instituto de Matemática (Inma) da UFMS, Bruno Amaro, em 39 edições, é a primeira vez que Mato Grosso do Sul receberá o CNMAC, sendo considerado o maior congresso da área de Matemática Aplicada e Computação da América Latina. “Pode-se dizer que a UFMS será o grande palco do maior evento científico na área de Matemática Aplicada já visto em nosso estado, com a presença de grandes pesquisadores renomados do cenário nacional e internacional da área. Em 2019, por exemplo, tivemos a participação de palestrantes e de pesquisadores dos EUA, Portugal, Holanda, França, Argentina, dentre outros e em 2020 não será diferente”, explicou.

Ele ainda ressaltou que o evento também contribuirá para estudantes de outras áreas do conhecimento. “Levando em consideração que a Matemática está em todas as áreas e que há várias seções técnicas de assuntos diversificados, podemos garantir que o congresso não irá impactar apenas aos alunos dos cursos de Matemática, seja de Campo Grande ou dos câmpus, mas de vários outros cursos como Física, Química, Engenharia e Ciência de Computação, Engenharias em geral e até mesmo cursos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. Há muitos problemas matemáticos nas áreas da Biologia, Ecologia, Embriologia, Infectologia, dentre outros que são abordados e apresentados durante o congresso. É um congresso onde a Matemática é utilizada como a base para a aplicação de muitos problemas do cotidiano”, informou.

A programação do CNMAC inclui minicursos, minissimpósios, conferências, sessões técnicas de comunicações orais, sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica. Também são promovidas sessões especiais dedicadas ao ensino, incluindo atividades para professores da educação básica.

Desde 1995, o evento tem premiado os melhores trabalhos de iniciação científica. Em 2002, começou a premiar dissertações e teses que se destacaram. Em 2020, terá o Prêmio Elon Lages Lima e o Prêmio Kepler, de acordo com Bruno Amaro. “Pela primeira vez na história, e em MS, o prêmio Elon Lages Lima premiará o melhor livro na área de matemática aplicada com um prêmio no valor de R$ 10.000,00 e o prêmio Kepler premiará o melhor artigo publicado em alguma área que usa como base a matemática e o prêmio também será de R$ 10.000,00”, ressaltou.

O congresso, que acontecerá em Campo Grande entre 14 e 18 de setembro de 2020, foi lançado oficialmente na Assembleia Anual da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) em setembro de 2019, durante o 39º CNMAC, que aconteceu em Uberlândia (MG).

Cada vez mais docentes e discentes da UFMS participam do CNMAC. No Congresso deste ano, foram apresentados nove trabalhos de estudantes e professores da UFMS, cinco do Campus de Aquidauana, dois do Inma, um do Instituto de Física e outro do Campus de Ponta Porã.

Os interessados em submeter trabalhos têm o período de 15 de janeiro a 15 de março de 2020. Para concorrer aos prêmios, as inscrições começam a partir do dia 16 de dezembro de 2019 até 15 de abril de 2020.

Texto: Mara Machado (estagiária de Jornalismo)