UFMS participa de debate sobre 1ª infância e firma parceria para desenvolver estudos

Na última quinta-feira, 15, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) deram início ao I seminário “A importância do Investimento na Primeira Infância”. O evento acontece na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capital.

A ação teve como foco apresentar o processo de construção do Marco Legal da Primeira Infância e as ações a partir dele realizadas, e ainda trazer o papel de cada política pública com relação a primeira infância. A iniciativa também procurou incentivar acadêmicos a construírem projeto de pesquisa neste sentido.

Presente na ocasião, o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, afirmou que o evento é o início de uma parceria entre a Universidade e Sedhast com objetivo de incentivar estudos e projetos dentro da temática do desenvolvimento estudantil a fim de fortalecer as ações do programa “Primeira Infância” do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Sem Educação esse país não vai superar as desigualdades. E precisamos estar comprometidos com a formação das crianças porque isso garantirá um futuro melhor para todos. O papel da UFMS nesse processo é o de fortalecer a formação dos professores para melhor a qualidade da educação ”, defendeu o reitor.

Para a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho Elisa Cleia a preocupação com a primeira infância é fundamental para as políticas públicas de Estado. “Temos que estar engajados na formação de nossas crianças e, sobretudo, no que tange ao papel dos professores e no entendimento do que é essa infância. Assim poderemos fortalecer a educação infantil. Esse é um dos propósitos do seminário”, comenta.

O seminário teve como palestrantes o professor mestre Vital Didonet e professora doutora Ordália Alves de Almeida, Diretora da Faculdade de Educação da UFMS, a professora doutora Rosemary Ferreira de Souza Pereira e o delegado Paulo Sérgio de Souza Lauretto.