UFMS inicia projeto de Educação Ambiental para gestão de resíduos sólidos

Uma simples garrafa PET depois de passar por um processo de reciclagem pode se transformar em tecidos, vassouras, madeiras plásticas e até casco de barco. Essa transformação é possível a partir da instituição de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, projeto que a Administração Central da UFMS estuda atualmente.

Nesta semana, o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, e a Vice-Reitora, Camila Ítavo, se reuniram com gestores da empresa MR Recicláveis para discutir um acordo de cooperação que crie na Universidade um projeto de Educação Ambiental voltado para a gestão ambiental de resíduos sólidos.

De acordo com a Vice-Reitora, a iniciativa tem o objetivo de estimular conhecimentos, posturas, aprendizados e práticas para que as soluções se estabeleçam e desenvolvam mecanismos que promovam a preservação ambiental, a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a colaboração comunitária.

“É indispensável um processo de organização e democratização das informações que mobilizem o interesse e participação da comunidade acadêmica da UFMS quanto ao manejo dos resíduos sólidos. A educação adequada nessa área promove enormes benefícios para a preservação ambiental”, frisa professora Camila.

Além de instigar a consciência crítica da comunidade acadêmica em relação ao meio ambiente, o plano de gerenciamento de resíduos sólidos irá tratar da captação, logística e transporte dos resíduos sólidos produzidos nos câmpus da UFMS.

“Dar o destino correto aos resíduos sólidos minimiza problemas ambientais e sanitários. É muito importante que a UFMS esteja dando esse passo para avançar nessa questão”, disse Márcio Zanon Librelotto, gestor da MR Recicláveis.

O projeto de cooperação será desenhado com auxílio dos professores de engenharia ambiental e demais cursos ligados à área.