UFMS e UFSC iniciam tratativas para oferta de mestrado fora de sede em Administração Universitária

Os professores Claudio José Amante e Bernardo Meyer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estiveram na UFMS, na última sexta-feira (8). O objetivo foi desenvolver, em parceria, o projeto de oferta do Mestrado em Administração Universitária, fora de sede.

Participaram da reunião o reitor, Marcelo Turine, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco de Almeida Jr., a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, a coordenadora de pós-graduação, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, e o assessor da reitoria, Edson Norberto Cáceres.

A previsão é de que o curso da UFSC seja ofertado presencialmente na Cidade Universitária, a partir de maio de 2019, e de que o edital de abertura de inscrições seja divulgado ainda em fevereiro.

O Mestrado será voltado aos servidores técnico-administrativos e docentes que atuam na administração da UFMS. Para participar será necessário ter obtido no mínimo 250 pontos no teste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), com inscrições abertas até 21 de fevereiro. Os candidatos também precisarão apresentar Currículo Lattes e um projeto de estudo que contemple questões administrativas da universidade.

“O intuito é impulsionar o aprimoramento das boas práticas de gestão e governança na UFMS, com responsabilidade e transparência na administração dos recursos públicos”, explica a coordenadora de pós-graduação, Márcia Bortolocci Espejo.

Além das aulas presenciais, entre as atividades previstas estão um estágio de vivência na UFSC, no setor administrativo equivalente ao setor onde o servidor atua na UFMS, e uma missão nos EUA para os autores dos melhores trabalhos conhecerem gestões administrativas de universidades de destaque internacional. Segundo a coordenadora Márcia, o curso poderá propiciar o desenvolvimento de modelos de gestão universitária para todo o País.

Texto e fotos: Ariane Comineti