Servidores têm até dia 31 para realizar avaliação

No dia 31 de março, encerra-se o prazo para que os mais de 1,7 mil técnicos-administrativos da UFMS realizem a autoavaliação. As chefias também têm até o dia 31 para avaliar os servidores.  Para tanto, devem acessar a página eletrônica do Serviço de Avaliação Institucional (Siai) com seu Passaporte UFMS e senha.

“Sugerimos que os servidores não deixem o preenchimento para última hora e atentem-se ao resultado final que será publicado dia 13 de abril no Boletim Oficial”, ressalta o chefe da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação (Dida) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas Felipe Carvalho. De acordo com Felipe, os prazos foram mantidos uma vez que o preenchimento é totalmente on-line. “Se necessário há o suporte pelo e-mail dida.progep@ufms.br ou consultando no menu do sistema as abas Ajuda ou Treinamento”, explica.

Para o chefe da Dida, este é um momento importante para a Universidade. “O processo de avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de feedback sobre o trabalho realizado pela percepção individual e da chefia”, comenta. “A avaliação de desempenho subsidia a política de gestão de pessoas, principalmente quanto à capacitação, desenvolvimento no cargo ou carreira, remuneração e movimentação de pessoal”, completa.

Depois da publicação do resultado, os servidores terão até o dia 4 de maio para entrar com recurso. Os que estão em férias e afastados, inclusive por motivo de saúde, deverão ser avaliados pela chefia, que deverá informá-los quanto à necessidade de se autoavaliarem.

Os servidores que atuam no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian  (Humap-UFMS) precisam fazer a autoavaliação no sistema e apresentar a avaliação da chefia (na aba formulários) aos respectivos representantes, que farão o lançamento no Siai. Já os que ingressaram na carreira pública a partir de 2020 estão dispensados de realizar esta avaliação.

“Entendemos que todos os servidores, independentemente do nível em que estão, devem realizar a avaliação de desempenho. Ela é uma exigência legal que tem o intuito de dar transparência à sociedade sobre a qualidade dos serviços prestados”, conclui Felipe.

Docentes

Para os docentes, o Plano de Atividades tem a data de preenchimento fixada em 5 de abril. Esse plano é apresentado semestralmente pelo professor em exercício, inclusive visitantes e substitutos e em qualquer nível.

“Estamos no segundo ano do Plano de Atividades e tivemos uma adesão muito boa. É uma ferramenta de gestão e controle das atividades, porque é pública, podendo ser acessada por qualquer pessoa no Siai, sendo um instrumento de transparência que nos permite fazer um melhor dimensionamento das atividades dos professores”, expõe a chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento e Recrutamento (CDR/Progep), Gisele Melo Sanches. Gisele.

O relatório de atividades 2019 traz informações referentes ao que foi realizado pelo docente no ano anterior. “Esse relatório gera uma pontuação que também servirá de base para a concessão da progressão funcional do docente”, diz o chefe da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação (Dida/CDR), Felipe Carvalho Silva de Jesus.

Os professores devem preencher o relatório até 4 de maio pelo Siai (https://siai.ufms.br/). Os recursos acontecem de 16 a 30 de junho, com publicação final em 3 de agosto.

A Auditoria Interna pode solicitar a apresentação de documentos para comprovação das informações preenchidas no relatório a qualquer tempo.

Dúvidas sobre o funcionamento do sistema, ou sobre os procedimentos realizados, podem ser sanadas pelo menu de “Ajuda” e de “Treinamento” ou pela Dida/CDR/Progep por meio do e-mail dida.progep@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin