Técnicos-administrativos recebem título honorífico inédito por suas contribuições

Nesta segunda-feira, dia 8, será realizada a solenidade de outorga do Título Honorífico de Técnico-Administrativo em Educação Emérito a sete servidores da Universidade. O evento acontece às 19 horas, no auditório do Complexo de Escola de Extensão (Sedfor). É a primeira vez que a UFMS concederá homenagens do tipo a técnicos-administrativos.

Os servidores selecionados para receber o Título Honorífico de Técnico-Administrativo em Educação Emérito foram escolhidos com base em suas contribuições desde que ingressaram na Instituição. O objetivo é ser uma forma de reconhecimento da Universidade aos profissionais que tenham alcançado posições técnicas ou administrativas eminentes ao longo de sua vida profissional.

Os homenageados

Alfredo Vicente Pereira ingressou na UFMS quando ela ainda não tinha sido federalizada, no ano de 1975. De lá para cá, Alfredo passou pelo então Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, ajudou na implantação da Imprensa Universitária (atual Editora UFMS), participou ativamente das discussões para criação da Associação Recreativa dos Servidores da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Assufms). Em 2002, ele pediu transferência para o Campus de Aquidauana (CPAQ) e, em 2014, retornou para a Cidade Universitária para atuar na Coordenadoria de Manutenção da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), onde está lotado até hoje.

Nos anos 1970, Cleonice Aparecida de Freitas ingressou na seção de perfuração da Cidade Universitária. Desde então, passou pelas seções de digitação e de operação, foi remanejada para o atendimento ao cliente e atualmente se encontra na Divisão de Suporte ao Cliente da Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação (Agetic).

Edil Maria Moraes Navarro iniciou sua atuação profissional em 1976, na Clínica Psicológica do Centro Pedagógico de Corumbá, conhecido hoje em dia como Campus do Pantanal (CPAN). Sem nunca deixar o CPAN, Edil também marcou presença na Secretaria Acadêmica, na Biblioteca, no Departamento de Educação, na Coordenação de Gestão Acadêmica e, em 2013, retornou para a Secretaria Acadêmica, onde trabalha até os dias atuais.

Natural de Pernambuco, a família de Erotilde Ferreira dos Santos se mudou para Aquidauana quando ela ainda era criança. Em 1976, ingressou na vida profissional no então Centro Pedagógico de Aquidauana, atual CPAQ. Em 1979, ano da federalização, ela foi transferida para Campo Grande, lotada na Gerência de Recursos Financeiros. Por vinte anos Erotilde atuou no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, depois somou mais dez anos na Coordenadoria dos Órgãos Colegiados. Desde então, ela exerce o cargo de Assessora da Reitoria.

Em 1977, Joelson Chaves de Brito ingressou como servidor da Universidade, colaborando inclusive com os processos relacionados à federalização, em 1979. Dez anos depois, Joelson assumiu a Gerência de Recursos Materiais, setor onde atuou nos doze anos seguintes. A convite do ex-reitor Jorge João Chacha, foi diretor administrativo do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), local onde permaneceu trabalhando mesmo após deixar a direção. Joelson também teve papel na implementação do Serviço de Capelania Hospitalar, o primeiro regulamentado no estado. Atualmente, o servidor está lotado na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Direito (Fadir).

Nilda Rodrigues da Silva Moreira mudou-se de Cuiabá para Três Lagoas em 1968 e, três anos depois, ingressou na Secretaria Acadêmica do atual Campus de Três Lagoas (CPTL). Após ser transferida anos depois para a Biblioteca, retornou para a Secretaria Acadêmica. Em 2005, Nilda foi lotada em Campo Grande, na Divisão de Controle Escolar da então Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Hoje em dia, ela permanece atuando na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Sirley de Fátima Stefanes ingressou na Universidade em 1978, como Secretária de Departamento do então Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Desde então, Sirley trabalhou na Secretaria Administrativa, na Divisão de Desenvolvimento e Avaliação, na Divisão de Currículos e Programas, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (atual Prograd), onde está até os dias de hoje.

Texto: Leticia Bueno