Sistema SEI já está em funcionamento

A partir de hoje (1º/08) o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) passa a funcionar efetivamente em todas as Unidades da UFMS. O endereço para a tramitação eletrônica dos processos administrativos é: sei.ufms.br .

O Sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e implantado na UFMS pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC). A capacitação dos servidores de todos os câmpus teve início em 26 de junho e continua mesmo depois da implantação do Sistema. A AGETIC criou um site para disponibilizar informações sobre o Sistema (http://digital.ufms.br), e mantém, ainda por um período, um ambiente somente para treinamento dos usuários (https://treinamento-sei.ufms.br), que não deve ser utilizado para a tramitação efetiva dos processos, uma vez que não transmite as informações nele inseridas para o sistema oficial.

O SEI é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

De acordo com o Diretor da Agência, professor Luciano Gonda, a partir de 1º de agosto o SEI entra em operação e não serão mais criados processos físicos. “Os processos antigos serão digitalizados e inseridos no processo, e os processos novos já vão nascer digitais”, explicou Gonda.

A implantação do SEI faz parte do processo de modernização da UFMS e traz muitas vantagens, avalia o Diretor. “Maior transparência, já que qualquer pessoa poderá ter acesso aos documentos, inovação, redução de papel, e com isso a economia do dinheiro público, a celeridade no processo, entre outras”, finaliza.