Reitores e Governador discutem Política Estadual de CT&I

Os reitores que integram o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul (Crie-MS) participaram de reunião, na tarde de ontem (21), com o governador Reinaldo Azambuja. Estiveram presentes no encontro o presidente do Crie-MS, Fábio Edir dos Santos (UEMS), Marcelo Turine (UFMS), Luiz Simão Staszczak (IFMS), o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, representando o Reitor, Pe. Ricardo Carlos, e o secretário de Estado de Governo e  Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

O assunto principal do encontro foi a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os reitores discutiram com o governador a lei estadual de inovação e o papel estratégico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. (FUNDECT).

Não ocasião, o grupo também pediu ao governador mais bolsas de pesquisa, liberação do recurso dos editais, além de novas ações que incentivem o desenvolvimento da ciência no Estado com a finalidade de gerar tecnologia e inovação para sociedade.

O Crie-MS foi formalizado em 2017 e tem atuado para fortalecer a educação em Mato Grosso do Sul. Formado por representantes de todas as instituições de ensino com pesquisa Stricto Sensu, o conselho é formado por reitores e os grupos de trabalho têm as atuações de pró-reitores, diretores e colaboradores.