Professor da Faculdade de Odontologia palestra em Harvard

Nos dias 11 e 12 de setembro o curso de “Harmonização Orofacial” da Universidade de Harvard Medical School, em Boston (EUA) contará com palestra do professor da Faculdade de Odontologia (FAODO) e Cirurgião Dentista José Peixoto Ferrão Jr. A palestra terá como tema: “O uso da Toxina Botulínica como alternativa ao tratamento do sorriso gengival”.

O professor foi convidado pela comissão organizadora do Meeting Internacional, a International Association of Harmonization Orofacial (IAHO), e conta que já trabalha há alguns anos com a técnica. “Tenho um artigo publicado em 2014 na Revista Espanhola de Cirurgia Oral e Maxilo Facial sobre Tratamento do Sorriso Gengival usando Toxina Botulínica, atualmente, tenho também dois orientandos de mestrado na UFMS trabalhando com preenchedores faciais, seguindo essa linha de pesquisa”.

Além do Mestrado em Odontologia, o professor José Peixoto Ferrão Jr. atua nos Estágios Integrados e ministra a disciplina de Periodontia na Universidade, e é convidado de diversos programas de pós-graduação em odontologia no País.

Segundo Ferrão hoje a Toxina Botulínica é usada para tratamentos funcionais como dores prefaciais até ronco primário, além da parte estética da face, e desde a Lei 5081 de 1966 o Cirurgião Dentista já pode prescrever especialidades farmacêuticas de uso interno ou externo, onde se enquadra a toxina. “Mas em setembro de 2016 o Conselho Federal de Odontologia (CFO) publicou uma resolução, a de n° 176/2016, que regulamenta de uma vez por todas o uso da toxina botulínica e dos preenchedores faciais na Odontologia. Essa resolução foi fruto de um intenso trabalho da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia, onde tenho a honra de ser Presidente”, finaliza.