Pós-graduandos conhecem processos industriais em visitas técnicas

Um grupo de alunos e professores da UFMS visita hoje (20) a Usina Santa Luzia em Nova Alvorada do Sul (MS). O objetivo é conhecer de perto todo o processo de fabricação de açúcar e álcool e a atividade faz parte de uma série de visitas técnicas programadas para alunos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Biotecnologia, Biotecnologia e Diversidade e Bioquímica e Biologia Molecular.

Segundo os docentes responsáveis pela disciplina de “Inovação Biotecnológica”, Edson dos Anjos dos Santos e Ruy de Araújo Caldas, a atividade proporciona aos pós-graduandos a exata noção de uma produção em escala industrial. Suscita também os mais diversos questionamentos, uma vez que os alunos possuem formações diferentes, entre elas em Química, Biologia, Farmácia e Nutrição.

No último dia 11 de setembro o grupo esteve na fábrica da cervejaria Bamboa em Campo Grande (MS). A visita foi iniciada em uma sala onde a funcionária Cynthya Samanta apresentou todos os produtos da fábrica. Em seguida o grupo foi apresentado ao cervejeiro da empresa, Amauri José Pires, que acompanhou todas as atividades. Além de um vídeo explicativo e da observação direta dos processos, os pós-graduandos puderam conhecer também o laboratório de controle de qualidade, essencial para a entrega de um produto padronizado aos consumidores.

A doutoranda em Biotecnologia Amanda Dal’Ongaro Rodrigues, graduada e mestre em Química, contou que já havia conhecido outras fábricas com linha de produção ativa, mas as experiências sempre superam suas expectativas. “Geralmente em sala de aula imaginamos os sistemas de meio de produção, na visita, vendo o passo a passo e vivenciando o processo, podemos associar o conteúdo, ver os conceitos aplicados na prática. O olhar é diferenciado”, disse.

“De uma forma geral, acredito que a visita é essencial para que os alunos se questionem: como a pesquisa que realizo pode auxiliar nos processos industriais ou até mesmo gerar produtos de valor agregado? E este é um dos pontos chave: a pesquisa básica realizada na Universidade, que eu diria ser na verdade a pesquisa fundamental, é a base do conhecimento para que um processo ou produto inovador seja constituído na indústria”, afirmou o professor Edson.

Outros locais

Outras visitas já estão programadas ao Instituto Senai de Inovação Biomassa em Três Lagoas no dia dois de outubro; à Estação de Tratamento de Águas da Águas Guariroba, em Campo Grande no dia quatro de outubro e à Embrapa Gado de Corte, também em Campo Grande, no dia 23 de outubro.

 

Texto: Ariane Comineti – com informações e fotos cedidas pelo professor Edson dos Anjos dos Santos