Jornada acadêmica discute o cenário da prática clínica

Começou ontem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul a VI Jornada Acadêmica de Fisioterapia e V Jornada Multiprofissional. O cronograma de cursos, mesas redondas, conferências e palestras acontecem entre os dias 17, 18 e 19 de maio e é multiprofissional, ou seja, aberta para os profissionais de várias áreas, como enfermagem, medicina, nutrição e demais áreas da saúde.

A educação permanente é de grande importância para o aprimoramento e crescimento profissional, a partir dessa ideia, o tema escolhido para a jornada foi “Da pesquisa científica à prática clínica – O aprimoramento da equipe multidisciplinar no cuidado do paciente”.

De acordo com a coordenadora do evento, Profa. Paula Felippe, a Jornada tem como principal objetivo despertar os acadêmicos e profissionais da saúde para uma reflexão sobre o cenário da prática clínica baseada em evidências científicas no cuidado em saúde.  Ela ainda comenta que além dessa reflexão, o evento é uma oportunidade para “estimular maior interação entre as diversas áreas profissionais da saúde, o evento conta com a participação de docentes e discentes de diferentes Instituições de Ensino Superior, profissionais da saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como palestrantes com diversificadas formações profissionais (incluindo fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas, médicos e enfermeiros) ”, comenta Felippe

Por ampliar a experiência dos acadêmicos, o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, defendeu a importância da realização das jornadas.  “Eventos como esse são estratégicos para formação profissionais de nossos alunos. Ao participar das jornadas científicas os alunos têm a possiblidade de interagir com a produção do conhecimento científico, além de trocar experiências com profissionais formados e pesquisadores. Certamente, isso abrirá um novo horizonte para eles”, afirma.

Nos três dias de Jornada, os acadêmicos e profissionais vão participar de apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiência, mesas redondas e conferência. A acadêmica Isabela Rodrigues de Menezes, organizadora discente da Jornada, conta que a programação foi planejada com intuito de fomentar a pesquisa entre os estudantes, mas sem deixar a prática de lado. “Planejamos tudo com muita dedicação para que os estudantes tenham a oportunidade de entrar em contato, tanto com a parte prática, quanto a parte teórica”, assinala.

As atividades da VI Jornada Acadêmica de Fisioterapia e V Jornada Multiprofissional vão até o dia 19 de maio.