Integra UFMS 2018: cobertura educomunicativa do Repórter Júnior

Integra UFMS realiza mostra “A física e as sensações da visão e audição”

No dia 5 de setembro de 2018 iniciou-se o Integra UFMS 2018, que é um grande evento de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em uma das salas do Instituto de Física (Infi) estava acontecendo uma mostra científica com o tema “A física e as sensações da visão e audição”, da qual o responsável foi o professor Adjunto de Física, Além-Mar Bernardes Gonçalves.

Segundo o professor, o objetivo é mostrar como somos facilmente enganados por nossa visão, pois não vemos realmente cores e sim luzes que fazem nos enxergar a cor. Na mostra ocorreu uma dinâmica na qual os participantes ficaram visualizando como a cor muda conforme a luz.

Texto: Repórter Júnior Rayane Gonçalves – E.E. Professora Clarinda Mendes de Aquino

 

Integra UFMS tem mesa-redonda sobre programa de doação de corpos

Atividade ocorreu no Instituto de Química (Inqui) e incluiu palestra e visitas ao laboratório e museu de anatomia

O evento foi realizado nesta segunda (5) e teve como objetivo a conscientização dos participantes sobre a importância da doação de corpos. A professora de Odontologia da UFMS, Jussara Peixoto, foi a responsável por coordenar a mesa e as visitas ao laboratório e museu de anatomia.

O programa de doação de corpos é um dos responsáveis pelos avanços nos estudos da área da saúde, gerando parcerias até mesmo fora da instituição. A professora Jussara comentou que o programa segue normas de acordo com a Constituição brasileira. “A doação tem que ter um consenso de toda a família, pois se o responsável pelo corpo mudar de ideia na hora da doação, não podemos interferir nessa escolha”.

O programa tem como objetivo daqui a alguns anos começar um equilíbrio nesse sistema de doações. Segundo a professora, a UFMS dispõe de quatro corpos por estudos.

Texto: Repórter Júnior Elias Vilalva – E.E. Waldemir Barros da Silva

 

Integra UFMS realiza exposição “Tocando os astros”

Objetivo da exposição é de incluir pessoas com deficiência no âmbito da ciência

A exposição realizada na terça (6), na Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, localizada na UFMS, teve como objetivo trazer uma proximidade às pessoas com deficiência para algo que alguns consideram longe, mas na exposição, puderam sentir mais perto. Foi realizada pelo Clube de Astronomia da UFMS. Em entrevista, um dos responsáveis, Marlon Franco Almeida, comentou sobre um participante que chegou a se emocionar ao ter tocado em um dos astros da exposição, sendo esse, um deficiente visual.

Uma das coisas comentadas na exposição foi a exclusão da ciência com pessoas com deficiência. Os responsáveis pela exposição acreditam que existe a possibilidade de um dia a ciência chegar a ser de fato inclusiva e essa exposição foi uma das formas encontradas para começarem a exercer essa inclusão.

Texto: Repórter Júnior Elias Vilalva – E.E. Waldemir Barros da Silva