Instituto de Física recebe Reitoria Itinerante

Professores, técnicos e acadêmicos do Instituto de Física (Infi) receberam na manhã de hoje (20) a equipe da Administração Central da UFMS. A atividade faz parte da Reitoria Itinerante que tem como objetivo fortalecer o diálogo e promover o desenvolvimento institucional integrado.

A programação teve início com visitas às instalações da unidade cinco, assumida em sua totalidade pelo Instituto a partir de agosto de 2019. A equipe conheceu as salas de aula, salas multiuso, salas administrativas e dos professores e demais dependências. Visitou ainda os laboratórios e conheceu os equipamentos utilizados nas pesquisas.

De acordo com a diretora do Infi, Doroteia de Fatima Bozano, a principal demanda atual diz respeito à infraestrutura. “Iniciamos recentemente o doutorado em Ciência dos Materiais e a recomendação da Capes é que façamos uma ampliação da infraestrutura física. Sabemos que o momento atual é delicado, mas apresentamos à administração nossos anseios para que no momento oportuno possamos ser atendidos. A Reitoria Itinerante é de extrema importância porque nos permite mostrar também à equipe todo o empenho dos técnicos e professores nas diversas atividades realizadas no Infi com o que nos é confiado em termos de espaço e recursos. Isso faz com que entendam nossas solicitações e mantenhamos esse diálogo que tem sido muito produtivo para todos”, disse.

“O Infi tem se transformado ao longo dos últimos três anos com conquistas no que tange ao corpo docente, aumento no número de alunos e a verticalização do conhecimento com cursos de mestrado e doutorado. São muitos sonhos alcançados e também desafios, sobre os quais vamos nos debruçar para superar. É uma grande satisfação realizar a Reitoria Itinerante e ver a Universidade crescendo em qualidade. Neste ano a UFMS apareceu no ranking das melhores universidades do mundo e isso é graças ao trabalho individual de cada unidade, instituto, faculdade, câmpus e escola, integrado à missão institucional”, lembrou o reitor Marcelo Turine.

O Infi conta atualmente com 50 servidores sendo 33 docentes, dos quais três visitantes, e 17 técnicos administrativos. Na unidade são atendidos cerca de 2.225 acadêmicos, 2.095 de graduação e 130 de pós-graduação. E um total de 25 projetos de pesquisa estão em andamento no local.

A visita ao Instituto foi a segunda da agenda programada para a Cidade Universitária, onde serão contempladas todas as 16 unidades.

Texto e fotos: Ariane Comineti