Foto: Ariane Comineti

Humap-UFMS e SESAU assinam termo aditivo de contrato

O termo faz parte do documento descritivo que compõe o contrato entre as duas instituições

Na manhã da última quinta-feira, 11 de julho de 2019, estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), o Superintendente do Humap-UFMS, Cláudio César da Silva e o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho e respectivas equipes para assinatura do documento descritivo que compõe o termo aditivo do contrato entre Hospital Universitário e Secretaria Municipal de Saúde. A vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Ítavo também esteve presente. Este contrato foi assinado em 2017 e está sendo renovado com adequações para 2019, que prevê a ampliação, oferta e execução de novos serviços que irão atender as necessidades assistenciais do município.

Segundo a vice-reitora Camila Ítavo, que representou a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na reunião, “ sabemos do desafio de cada um aqui nas suas atribuições, para nós é muito importante e parabenizamos. O que tivemos aqui foi a união de sabedorias. O sábio aprende, corrigi, melhora. É uma alegria muito grande ver o Humap-UFMS melhorando a cada dia com a gestão da Ebserh, a Secretaria Municipal olhando isto, e sim, queremos bater as metas e superar as expectativas porque queremos trabalhar essa posição do nosso Hospital Universitário que vai atender aos cursos de saúde e às residências para irmos à média e alta complexidade. E isso vai fazer a diferença na formação dos nossos jovens da área de saúde. A UFMS se sente muito orgulhosa de ver o Hospital como está. Sabemos que isso é uma construção das equipes. Assim, todos ganham: assistência, nosso município, nosso estado e também nossos estudantes. ”

Para o secretário Municipal José Mauro é importante traçar estratégias que possam ser continuados, independente do gestor que esteja na Secretaria Municipal de Saúde pois essas decisões influenciam na vida das pessoas. “ O poder da nossa caneta hoje impacta na vida de milhões. No consultório eu consigo resolver a vida de uma pessoa, numa assinatura de contrato eu estou trabalhando com a vida de muitas pessoas. Este é um grande desafio. Vamos em busca da melhora da nossa sociedade da saúde. Este contrato especificamente, embora tenha escrito diversos aspectos técnicos, eu acredito que precisamos trabalhar com as exceções e as impessoalidades. Estamos em busca de novas fontes de investimentos, novos parceiros, que seja bom para os dois lados. ”

Antes de realizar a assinatura, o superintendente do Humap-UFMS, Prof. Cláudio ressaltou que antes de alguma coisa melhorar, antes tem que piorar muito, mas depois se chega em algo bom e organizado. “ Vivemos vários caos e foi bom, foi positivo, porque ele fez com que saíssemos da zona de conforto, de não repetir coisas. Fez com que olhássemos de maneira diferente e buscarmos alternativas e caminhos diferentes. Foi muito trabalhado, em conjunto e de uma maneira harmoniosa. Eu agradeço às equipes da assistência, administrativa, de ensino porque não é fácil mudar. Também agradeço à UFMS que a todo momento dá força e nos acompanha e à Ebserh que  é parte desta conquista. E também agradeço à Sesau pela aproximação. Faremos de tudo para atingir as metas, mesmo que desafiadoras e nossas dificuldades. Queremos produzir! Precisamos continuar, construir, finalizar e aprimorar. Isso aqui não é o fim, é o começo. O grande objetivo é a melhoria da assistência e também da parte de ensino”.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Texto: Yara Rodrigues Ferro (Chefe da Unidade de Comunicação Social do Humap-UFMS)