UFMS realiza aula inaugural de Dinter em Direito

Realizada nesta terça-feira (22), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a abertura do Doutorado Interinstitucional em Direito resultado da parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A palestra Desafios à Democracia, que iniciou a aula inaugural, foi ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Gonçalves Ferreira Filho, professor da USP. A solenidade aconteceu no auditório do Multiuso.

Na ocasião, estiveram presentes a Reitora em exercício da UFMS, Profa. Camila Ítavo; a Chefe da Coordenadoria de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no ato representando o Pró-Reitor, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; a Diretora da Faculdade de Direito (Fadir) da UFMS, professora Ynes da Silva Félix; a Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direito, Profa. Livia Gaigher Bosio Campello.

Em seu pronunciamento, a professor Camila ao saldar os convidados da aula inaugural reafirmou os compromissos da Administração da UFMS. “Em de 20 março de 2017, após a construção de um excelente projeto, nós tivemos a assinatura DINTER com a USP. Foi apenas realização de um sonho, mas um passo estratégico, pois sabemos os efeitos de uma pós-graduação na qualidade da graduação e, sobretudo, para o desenvolvimento do de um Estado. Essa pós-graduação é um ganho para o Direito no Mato Grosso do Sul”, frisou.

A Chefe da Coordenadoria de Pós-Graduação, Márcia Maria dos Santos,  a importância do convênio entre a UFMS e a USP para produção de conhecimento. “Além de ser considerada a melhor universidade do país, a USP tem a preocupação com a capilaridade do conhecimento e se coloca como uma multiplicadora em diversas regiões. A partir disso, e pelo esforço coletivo, conseguimos criar o DINTER que ampliará a qualidade da ciência do Direito em Mato Grosso do Sul.”

Já a Diretora da Fadir, professora Ynes ressaltou que os esforços feitos para a concretização desse convênio é, na verdade, a busca por crescimento. “ Queremos que o Direito da UFMS seja referência nacional produção de conhecimento tanto na graduação e na pós-graduação”, defendeu.

Encerrando a mesa redonda da aula inaugural, a Coordenadora da Pós em Direito da UFMS, Livia Gaigher ainda concluiu: “o DINTER não é importante não apenas para formação dos nossos professores, mas também para o fortalecimento da pesquisa e do nosso programa de Mestrado em Direito”.

O Doutorado Interinstitucional (DINTER) são turmas de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. As turmas estão vinculadas a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5. A instituição promotora é responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora.