FADIR firma parceria com a Faculdade de Direito da USP para criação de DINTER

Durante o primeiro Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da UFMS, foi comunicada a parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)  para a realização do Douturado Interinstitucional (DINTER), que promove a formação de docentes em nível Doutorado em Direito a partir de parceria entre diferentes instituições de ensino superior.

O DINTER propicia o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão por meio de turmas de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (FADUSP) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora (UFMS). A coordenadora do curso de Mestrado em Direito da UFMS, Lívia Gaigher Bósio Campello, explica que essa associação permite aos discentes mestres na área a chance de ingressar em um programa de Doutorado da USP sem arcar com o custo e o deslocamento. “É uma grande oportunidade para os professores mestres em Direito, que não vão precisar se deslocar até outro estado para cursar o Doutorado, já que os professores da USP virão até aqui para ministrar as aulas. É um grande ganho para a UFMS e para a sociedade”

De acordo com a Diretora da Faculdade de Direito da UFMS, Ynes da Silva Félix, essa parceria terá forte impacto na instituição e na região, pois permitirá a formação qualificada de docentes que irão atuar no Estado de Mato Grosso do Sul. “Nosso programa de Pós-Graduação visa atender nossos acadêmicos e trazer eles para o quadro de professores da Universidade. Nós temos certeza que o DINTER além de qualificar nossos professores que são mestres, também poderá colaborar com nossos alunos do mestrado por meio de eventos, de contato com a USP, com desenvolvimento de pesquisas e de orientações desses docentes.”

Márcio de Castro Silva Filho, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) conta que a participação da USP é muito importante na qualificação e na formação dos professores de Mato Grosso do Sul, e que a instituição está feliz com “esse estabelecimento de pontes, pois permite que os dois programas sejam fortalecidos na base da complementariedade das ações e dos objetos. Para nós é uma satisfação muito grande poder fazer parte dessa formação de conhecimento na UFMS”.