Desde os anos 70, Hospital Universitário é local de ensino e também de atendimento à sociedade

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) foi idealizado no final dos anos 60 e inaugurado em 13 de maio de 1971. Sua implantação foi concebida dentro do binômio ensino-assistência, cujo objetivo era oferecer um local para o ensino e aprendizagem do curso de Medicina da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) e para o atendimento à sociedade.

Por falta de recursos, o Hospital foi fechado logo em seguida de sua inauguração, sendo reaberto quatro anos depois, no dia três de abril de 1975. Segundo consta no livro “As duas histórias da Universidade”, a primeira cirurgia foi uma extração de catarata de um paciente masculino de 48 anos, presenciada pelo então governador.

Além da prática do curso de Medicina, a infraestrutura chegou a abrigar também, no início de seu funcionamento, um curso de auxiliar de enfermagem, que qualificava cerca de 30 profissionais ao ano. Quanto à infraestrutura, o Hospital Universitário teve inicialmente três blocos. Posteriormente, em 1976, foi construída uma edificação para tratamento de câncer e foram ampliados os ambulatórios.

Ao longo dos anos a estrutura foi sendo reformada e também ampliada para atender à grande demanda por formação, advinda dos cursos da área da saúde da UFMS, e por atendimento qualificado à sociedade. Em dezembro de 2013 foi celebrado o Contrato nº 251 entre a UFMS e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com a previsão da gestão especial gratuita do Hospital Universitário (HU/HUMAP).

Atualmente o Hospital ocupa uma área de 35 mil m², sendo cerca de 28 mil m² construída. Ao todo são 232 leitos e uma infraestrutura com Ambulatórios de Especialidades, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, CTIs Adulto e Pediátrico, UTI Neonatal, Unidade Coronariana (UCO), Pronto Atendimento Médico (PAM), Diagnóstico por Imagem, Serviço de Radiologia, Banco de Leite Materno, Hemodiálise e residência médica em 20 especialidades.

 

 

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Ariane Comineti (com informações do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian)

Fotos: Arquivo