Curso de Fisioterapia comemora 10 anos e utiliza metodologia para qualificar ensino

Em 2018, a graduação em Fisioterapia da UFMS completa 10 anos e, como parte das comemorações, foi promovida entre docentes e discentes, uma metodologia para a reflexão sobre o curso e suas contribuições à formação dos profissionais e à sociedade. A “Árvore de problemas” foi aplicada em duas oficinas com os professores e cinco com as turmas de acadêmicos, buscando identificar possibilidades de intervenções no processo de qualificação profissional.

A metodologia consiste em um recurso que leva à identificação e compreensão dos possíveis problemas em determinada situação, explorando suas causas e consequências. O resultado leva ao planejamento de ações de intervenção para a resolução das demandas identificadas e, ainda, à identificação de linhas de ação para problemas futuros ou complementares.

As oficinas foram realizadas em abril e maio deste ano e, como resultado, o professor Arthur de Almeida Medeiros aponta a identificação das possibilidades de intervenções direcionadas ao corpo docente, à gestão do curso e aos discentes, visando ao aprimoramento e à qualificação da formação ofertada. Além de Medeiros, estiveram envolvidos no processo também os professores Fernando Pierette Ferrari e Laís Alves de Souza, ministrantes das oficinas, e Adriane Pires Batiston.

A aplicação da “Árvore de problemas” no curso de Fisioterapia da UFMS foi descrita e apresentada em um fórum nacional de metodologias de ensino-aprendizagem na área da saúde, onde recebeu premiação de destaque científico. Além deste, foram apresentados no evento outros quatro trabalhos sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem na graduação e pós-graduação na Universidade, nas áreas de Enfermagem, Medicina, e Odontologia.

Comemoração

Ainda como parte da celebração dos 10 anos do curso, está programada uma mesa redonda no dia 29 de agosto, durante a Semana de Desenvolvimento Profissional na Cidade Universitária. O evento será às 13h, no auditório da Faculdade de Odontologia e contará com a participação do Conselho Regional de Fisioterapia, Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia, Associações Profissionais em Fisioterapia e egressos do curso, que irão relatar sua trajetória profissional.

Texto: Ariane Comineti