Cursinhos atendem cerca de 400 alunos

Desde 2005, as comunidades acadêmica e externa têm a possibilidade de participar de aulas preparatórias para os processos seletivos de ingresso no ensino superior, por meio do projeto Cursinho. Atualmente, o Cursinho Pró-Enem e o Cursinho nos câmpus estão vinculados à Coordenadoria de Escola de Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), oferecendo turmas na Cidade Universitária e em Três Lagoas, Corumbá, Paranaíba, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana e Coxim.

“Hoje, temos 275 alunos matriculados em quatro turmas em Campo Grande, sendo uma no período vespertino e três no período noturno”, explica a coordenadora da CEE, Caroline Spanhol. Na Capital, são oferecidas aulas nas disciplinas de história, filosofia, sociologia e produção, literatura, gramática, matemática, espanhol, física, geografia, matemática, biologia e química. A turma que estuda das 14h às 18h, frequenta as aulas no Complexo Multiuso. Já as turmas que frequentam as aulas das 19h às 22h, assistem às aulas no prédio da Faculdade de Medicina.

Frequentando as aulas do Cursinho Pró-Enem em Campo Grande, Cláudia Maria Estefanes decidiu voltar a estudar aos 51 anos. “Trabalho há tempos como encanadora. Há pouco tempo optei em voltar a estudar e fazer um curso de nível superior, para mudar de profissão. Pretendo fazer o curso de Serviço Social”, conta. Cláudia afirma que o mundo se abriu depois que começou a estudar. “O mundo só pode mudar por meio da educação. Para mim educação é tudo, ela nos dá mais liberdade, tanto de pensamento, como de ações. O conhecimento amplia a nossa visão. Por isso sou a favor da educação”, ressalta. Sobre a diferença de idade em relação aos demais alunos, Cláudia afirma que não é problema, pelo contrário. “Considero-me uma mãezona. Inclusive alguns colegas me chamam de mãe. Minha relação com a turma é muito boa e especial”. Além dela, o marido, Marcelo Henrique Yule, encanador, também participa das aulas e pretende fazer um curso de nível superior.

Desde 2017, Rodrigo Wolf participa como professor do Cursinho Pro-Enem. Formado em Ciências Biológicas e, atualmente, estudando Medicina na UFMS, ele atua como professor de cursinhos pré-vestibulares há 16 anos. “A experiência tem sido muito gratificante, como sempre!  Construí minha trajetória me dedicando aos cursinhos pré-vestibulares e pré-enem. Com relação ao Enem especificamente, eu me tornei uma espécie de ‘especialista de campo de batalha’. Desde 2009 eu realizo a prova como se aluno fosse, sempre na intenção de aprender como o jogo funciona, sentir na pele o que o aluno sente. Estudei com cuidado as tendências de ciências da natureza e desenvolvi estratégias com relação a realização da prova no seu contexto geral. Isso me permitiu além de sentir na pele e poder orientar o aluno de maneira mais direcionada, também acumular fracassos e vitórias durante esse período”, conta. Das 11 edições do novo Enem, Wolf fez sete e foi aprovado duas vezes, sendo a primeira em Direito e a segunda em Medicina. “Por conta disso, consigo conversar com o aluno de maneira sensível e solidária, entendendo quais são os dramas, as dificuldades reais do momento da prova e podendo compartilhar um pouco da experiência de quem sabe tanto ganhar quanto perder ao realizar um teste tão difícil”, pontua.

Cursinho nos câmpus

De acordo com a coordenadora Caroline, no interior, o projeto do Cursinho é recente e contempla aulas nas disciplinas de português e matemática nos câmpus de Paranaíba, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana e Coxim. Em Corumbá e Três Lagoas, são ofertadas todas as disciplinas. “Temos mais de 120 alunos matriculados nos câmpus”, explica.

Coordenador do Cursinho em Naviraí, o professor Victor Sordi destaca que o projeto promove a inserção do campus no cotidiano da comunidade. “A aproximação da universidade de futuros alunos é muito importante. Além disso, por meio da extensão universitária, também conseguimos disseminar conhecimento que é uma das nossas missões”, pontua.

Professora do curso de Matemática e coordenadora do Cursinho no campus de Paranaíba, Tatiana Bertoldi Carlos conta que, por conta do bom grau de satisfação dos alunos em relação às aulas e devido ao fato de não haver outro cursinho no município, o projeto deve ser ampliado no segundo semestre. “Atualmente, oferecemos turmas de matemática e língua portuguesa. As aulas são ministradas por bolsistas, mas também contamos com a colaboração de acadêmicos voluntários, professores e técnicos-administrativos. A partir de agosto, durante uma noite na semana, ofereceremos aulas de outras disciplinas, ministradas por acadêmicos voluntários. Nosso objetivo é promover discussão e reflexão de temáticas de urgência social, envolvendo ética, política, diversidade, meio ambiente, cultura, artes, entre outros temas”, reforça.

Aprovação

Aluna do Cursinho Pró-Enem em 2018, Maria Isabel Velloso Lescano foi aprovada em primeiro lugar nas vagas de ampla concorrência para o curso de Odontologia. Ela está cursando o primeiro semestre e conta que as aulas ajudaram muito. “Os professores são muito empenhados, gostei muito. Acho um projeto incrível, a coordenação é muito dedicada. Só tenho boas lembranças sobre essa minha experiência”, diz Isabel.

Fernanda Morais também foi aluna do Cursinho Pró-Enem e foi aprovada em segundo lugar, no ingresso por cotas, no curso de Engenharia Elétrica. Ela disse que além do valor ser bastante acessível, a qualidade das aulas ajudou na conquista da vaga. “Tive contato com excelentes professores. Mesmo alguns sendo acadêmicos, ainda, nenhum desmerecia o cargo. Participei de simulados e aulas dinâmicas. Até hoje tenho grande carinho pelos professores e sou muito grata pela experiência e aprendizado”, fala.

Mais informações sobre os cursinhos podem ser obtidas pelos telefones (67) 3345-7100 (Coordenadoria Escola de Extensão) ou 3345-7250 (Secretaria).

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Professores/Cursinho Pró-Enem