Coxim inaugura a primeira cozinha acadêmica da UFMS

Os acadêmicos de Coxim participaram, na semana passada, da inauguração da cozinha acadêmica no câmpus. O espaço, implantado para que os acadêmicos possam fazer suas refeições, guardar e aquecer seus alimentos, recebeu recursos da UFMS para a compra de geladeira, microondas e cafeteira. A cozinha de Coxim também recebeu outros itens, como pia, pipoqueira elétrica e panela elétrica, doados pela direção do câmpus, e um liquidificador, por parte de uma docente.

De acordo com a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, professora Ana Rita Barbieri Filgueiras, as cozinhas acadêmicas serão implantadas nos câmpus que não possuem restaurante ou lanchonete. “O objetivo é dar aos acadêmicos mais conforto para fazer suas refeições, principalmente aos que passam ali a maior parte do seu tempo”, disse Ana Rita.

Para a diretora do câmpus, professora Eliene Dias de Oliveira, a cozinha acadêmica é um espaço de acolhimento e cuidado com o acadêmico. “Queremos que ele se sinta em casa, realizando as suas refeições com dignidade e conforto. O projeto nasceu de uma demanda dos discentes, a Reitoria e a Proaes se sensibilizaram e hoje ela simboliza a importância  dos nossos meninos e meninas para o câmpus Coxim UFMS”, contou.

Adelson Dourado Cavalcante, acadêmico do curso de História, disse que a implantação da cozinha acadêmica foi muito importante para o câmpus, que fica distante da área urbana e não tem nenhuma lanchonete por perto. “A cozinha vai facilitar muito a vida dos acadêmicos, principalmente daqueles que ficam na universidade em período integral. Por ser um câmpus no interior, a relação entre os acadêmicos é quase familiar, então esse é um momento de reunião e de refeições comunitárias”, explicou.