Corumbá se compromete com o desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão desde 1967

A UFMS é uma instituição de ensino multicampi, ou seja, diversas unidades espalhadas pelo estado compõem sua estrutura organizacional. Cada campus possui uma história diferente e o Campus do Pantanal (CPAN) já contabiliza 51 anos de trajetória.

Em 1967, o Decreto Estadual nº 402 determinou a criação do Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá. Dois anos depois, a Lei Estadual nº 2.947 de 1969 criou a Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) e o instituto se uniu a sua estrutura. Em 1970, foi renomeado como Centro Pedagógico de Corumbá e três anos depois os cursos de Psicologia – Licenciatura, Pedagogia, História, Letras e Ciências – Licenciatura de 1º Grau foram reconhecidos pela Presidência da República.

Após a lei da federalização (Lei Federal nº 6.674 de 1979) que tornou a UEMT na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Centro Pedagógico passou a ser chamado de Campus de Corumbá. Apenas em 2005 a nomenclatura foi modificada para a atual: Campus do Pantanal.

Situado na cidade de Corumbá, atualmente o CPAN conta com 13 cursos de graduação e quatro de pós-graduação, sendo duas especializações e dois mestrados. Três unidades fazem parte do campus e um deles é situado na antiga Alfândega de Corumbá, em frente ao Porto Geral, região histórica da cidade.

Com localização estratégica, o CPAN também atende estudantes do município de Ladário e da Bolívia, cumprindo sua meta de buscar a integração regional e estimular o desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão. É atuante na preservação de recursos naturais, especialmente do Pantanal, bioma que o cerca, e um centro de pesquisas e estudos políticos, econômicos, educacionais, histórico-culturais e linguísticos.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno (com informações de arquivo e do livro “Caminhos do Campus do Pantanal – UFMS”)

Fotos: arquivo