Congresso promove pesquisa e inovação tecnológica

Teve início na manhã de hoje (18) no auditório do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) o 3° Congresso Sul-Mato-Grossense de Pesquisa e Inovação Tecnológica (ConSulPIT 2017) . O tema do evento é “Ensaios clínicos, terapia celular e transplantes: avanços necessários visando a excelência” e o objetivo é construir espaços de saberes multidisciplinares na pesquisa e na inovação tecnológica que se traduzam no bem coletivo, na qualidade de atenção aos usuários dos serviços, na melhoria das condições de trabalho dos profissionais e no aumento da capacidade de produção cientifica e tecnológica.

Estiveram presentes o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior, representando a gerência do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) Maria de Fátima Cheade, a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUMAP, Cacilda Rocha Hildebrand e o chefe da Unidade de Websaúde do HUMAP e coordenador do evento Rodrigo Juliano Oliveira.

Rodrigo Oliveira agradeceu a presença de todos e reiterou a importância de se discutir a inovação tecnológica e a pesquisa na área da saúde. “Esse evento tem o sentido de reforçarmos as pesquisas na área e assim podermos desenvolver tecnologias que sejam aplicadas à sociedade”, disse.

Maria de Fátima Cheade afirmou que o HUMAP quer o aluno e o pesquisador atuando em seus aposentos: “Os queremos dentro do Hospital para que as pesquisas e inovações sejam nele e para ele desenvolvidas. Que o Congresso traga muito proveito para alavancarmos as pesquisas unindo as diversas áreas de atuação que temos na saúde”.

Cacilda Hildebrand lembrou que o HUMAP é um campo riquíssimo para o desenvolvimento de pesquisas, não só pela vocação educacional e frequente presença e atuação de acadêmicos e professores, mas também pela quantidade de pacientes de diferentes enfermidades que passam pelo local todos os dias. “É um espaço onde a integração entre as profissões e a diversidade de atendimentos são constantes”, enunciou.

Nalvo de Almeida expôs que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está aberta para as demandas que os pesquisadores possam ter e reforçou que a iniciativa do HUMAP em tomar frente em atividades de pesquisa e inovação é extremamente relevante para a sociedade. “Vivemos um momento em que se faz necessário reforçarmos a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do País, e eventos como esse destacam e incentivam pesquisas que trazem benefícios diretos à comunidade”.

A programação do evento tem continuidade até o dia 20. Confira mais informações e a programação completa no link: https://www.ufms.br/congresso-de-pesquisa-e-inovacao-na-saude-recebe-resumos/