Bacharéis em Artes Visuais expõem na Galeria de Vidro

De 17 de maio a 1º de junho de 2017 a Galeria de Vidro recebe a exposição Prólogo. As obras são dos Bacharéis em Artes Visuais da UFMS 2016 e a abertura será realizada hoje (17) a partir das 19h.

De acordo com a artista visual e professora dos cursos de Artes Visuais Priscilla Pessoa, Prólogo é um termo originalmente usado no teatro grego para o momento que precede e enuncia o tema de uma peça. Da mesma forma, a produção artística que compõe o trabalho de conclusão de curso anualmente apresentado pelos estudantes de Artes Visuais (bacharelado) da UFMS, também costuma ser não só a última atividade acadêmica, mas, em geral, é o prólogo de uma carreira artística.

“Sabemos que nem todos os artistas passam necessariamente pelo ensino superior, mas também é inegável, analisando-se o histórico daqueles que participam do circuito de Arte Contemporânea Brasileira (com seus trabalhos expostos em salões e mostras individuais e coletivas pelo país), a maciça presença de egressos de cursos de Artes Visuais e afins em tal panorama, atestando a importância desses anos de estudo, reflexão e produção no desenvolvimento da trajetória dos artistas”, afirma.

Ainda segundo a professora os sete participantes da coletiva Prólogo, durante o último ano do curso dedicaram-se intensamente (junto com seus orientadores) ao processo criativo de seus trabalhos finais. “Nesse processo, eles percorreram um caminho que vai muito além do talhar, do pintar, do filmar ou fotografar e compreenderam, por fim, as palavras de Fayga Ostrower: ‘O ato criador abrange a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar’. Assim, cada um dos conjuntos de obras que encerra a graduação desses novos artistas resulta de um percurso de escolhas que passa por mudanças seguidas e surge não só do fazer prático, mas de um longo tempo de observação do mundo, pesquisas, experimentações e construção poética”, explica.

Exposição

Em suas pinturas, Bianca Freitas parte da descoberta, já adulta, de sua origem indígena para construir autorretratos em que resgata elementos iconográficos karajás ao mesmo tempo em que reflete sobre ascendência e identidade.

Bruna Motta realizou um lyric video (vídeo musical em que é exibida a letra de uma canção em sincronia com o som), tendo como tema uma música de banda local mesclada com a captação da feitura de uma pintura.

Jonas Pina apresenta um conjunto de pôsteres ilustrados e diagramados por ele, pensados a partir de filmes recentes, mas revistos sob a estética de filmes das décadas de 1950 a 1980, num trabalho que une uma deliciosa nostalgia com intensa pesquisa e apuro técnico e formal.

As pinturas de Laura Costa são composições primorosas de cores e formas, que explodem energicamente em telas que, não por acaso, trazem narrativas que orbitam ao redor da Kundalini – palavra proveniente de um termo em sânscrito, que significa a energia sustentadora da vida.

Rodolfo Gonçalves traz à mostra um políptico de aquarelas que toma como ponto de partida as etapas da jornada do herói proposta por Joseph Campbell, reelaboradas em representações do cotidiano do artista e de outros cotidianos por ele observados.

As esculturas de Edgar Sant Anna representam figuras antropozoomórficas que impactam logo à primeira vista pelo naturalismo expressivo e que, numa segunda leitura, apoiam-se no recurso da alegoria para construir suas narrativas.

Por fim, a instalação fotográfica de Thairiny Abreu tem origem em seus sonhos, nos quais ela se baseia para compor autorretratos e objetos que refletem sobre o medo e o inegável fascínio que ele exerce.

“Prólogo apresenta, assim, uma diversidade de linguagens, assuntos e escolhas poéticas, permitindo-nos acompanhar o início da carreira de promissores artistas através daquela que com certeza é, para cada um deles, sua melhor produção artística até o momento”, finaliza a professora Priscilla Pessoa.

A Galeria de Vidro está localizada na Avenida Calógeras, 3015 (Campo Grande/MS) e fica aberta às segundas, terças e quintas-feiras das 8 às 18 horas. Quartas e sextas-feiras das 8 às 20 horas e aos sábados das 16 às 20 horas.

Fonte: Artes Visuais – UFMS