Administração Central da UFMS recebe acadêmicos da FAED para ouvir reivindicações

A Administração Central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu na tarde de sexta-feira (26/5) um grupo de alunos da Faculdade de Educação (FAED) para ouvir uma série de reinvindicações. Os acadêmicos organizaram uma manifestação pacífica em frente ao prédio da Reitoria.

O grupo foi recebido pelos professores Ana Rita Barbieri, Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Claudio Cesar da Silva, Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura, e Aurélio Brites, Chefe de Gabinete da Reitoria. O Reitor, professor Marcelo Turine, cumpria na ocasião agenda de compromissos externos.

Entre os pontos de reinvindicação, estava a nomeação da nova direção da FAED, que seguiu a segunda colocação da lista tríplice apresentada pela unidade. Para esclarecer a questão e tratar das outras reivindicações, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis pediu que os estudantes marcassem uma reunião com o reitor para próxima semana. “A atual gestão não vem medindo esforços para atender as reivindicações dos alunos. Eu sei que nem sempre as soluções chegam na velocidade que a maioria gostaria.  Porém, o foco desta gestão está nos acadêmicos. Por isso, acho que vocês precisam sentar com reitor para discutir os motivos que foram considerados na escolha da direção da FAED”, comentou Ana Rita.

Em nota, a Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou que a nomeação dos dirigentes nas 17 unidades administrativas seguiu rigorosamente as normas universitárias estabelecidas pela legislação federal vigente e pela orientação do Ministério da Educação (MEC).

Após o processo de consulta à comunidade acadêmica realizado por comissões setoriais independentes, nos dias 4 e 11 de maio de 2017, foram apresentadas ao Reitor as listas tríplices, de modo que fossem respaldadas as nomeações de acordo com o Decreto 1.916, de 23 de maio de 1996; a Lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995; o Decreto 6.264, de 22 de novembro de 2007; a Lei 11.784, de 22 de setembro de 2008 e a nota técnica 437/2011, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Dessa forma, as nomeações para os cargos para diretor da FAED e do câmpus de Coxim, bem como em todas as outras unidades, estão respaldados pela legislação e pelas normas institucionais vigentes.