Acadêmicos realizam atendimento odontológico em Ponta Porã

Por meio do projeto de extensão “Itamarati – tratamento restaurador atraumático associado à promoção de saúde”, alunos da Escola Estadual Nova Itamarati em Ponta Porã recebem atendimento odontológico. As ações iniciaram no ano passado e neste último final de semana, 22 e 23 de setembro de 2018, foram realizados mais de 400 procedimentos em aproximadamente 130 pessoas.

Os atendimentos são realizados no consultório dentro de um contêiner da Universidade e dentre os procedimentos estão: restauração, exodontias (extração) e endodontia (tratamento de canal), RXs interproximal e periapicais. Atualmente participam do projeto um bolsista e cerca de 90 acadêmicos de todos os semestres do curso.

Os alunos dos primeiros semestres organizam os atendimentos e prontuários e os dos últimos semestres realizam os atendimentos clínicos, sendo todos os procedimentos supervisionados pelos docentes da Universidade. Os atendimentos são feitos conforme a demanda, com equipes que se revezam ao longo de todo o dia.

Segundo o coordenador, professor Rafael Aiello Bomfim, em 2017 a população recebia pelo projeto apenas o tratamento restaurador atraumático (ART). A partir deste ano, com a utilização do contêiner, o atendimento foi ampliado para procedimentos de extração, RXs, endodontia e restaurações com resina.

Há agendamentos para mais duas visitas ao local ainda em 2018, uma nos dias 20 e 21 de outubro e outra nos dias 24 e 25 de novembro. A intenção é que nas próximas idas participem também equipes da área de Nutrição.

Além do professor Rafael, atuam como supervisores os docentes Jefferson Marion, que é vice-coordenador do projeto de extensão; e Luiz Matsumoto, que coordena o projeto “Sorriso Pantaneiro”, na Base de Estudos do Pantanal da UFMS. Participarão também das próximas visitas os professores Elizeu Insaurralde e Daniel Herrera.

 

 

Texto: Ariane Comineti

Fotos: cedidas pelo coordenador