Acadêmicos compartilharão espaço na Cidade Universitária

A partir da próxima semana o espaço onde funciona o Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Cidade Universitária será utilizado também por grupos de alunos indígenas e quilombolas para atividades de formação e integração. A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), que prevê também a realização de ações de apoio pedagógico no local.

Segundo a indígena Priscila Caetano Amorim, acadêmica de Direito, o intuito é colaborar com a permanência dos alunos na Instituição e também promover a manutenção e o fortalecimento do senso de comunidade e coletividade que se tem dentro das aldeias. “Queremos que o local seja referência em formação e também que promova essa integração entre todos os estudantes, mantendo nossas culturas”, disse.

“O DCE é justamente um órgão de representação de todos os estudantes e eles precisam desse espaço para a convivência, para que a cultura seja fortalecida. O DCE está à disposição para ajudá-los no que for preciso”, ressaltou a coordenadora geral do Diretório, Elis Regina da Silva Gonçalves.

Para a chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Inclusão da Proaes, Marta Costa Beck, o compartilhamento é sadio e contribui para o crescimento dos estudantes. “A interação é muito proveitosa para a aprendizagem e para a formação cidadã. A Universidade procura atender a esses anseios para que todos os acadêmicos alcancem seu pleno desenvolvimento”, finalizou.

Na reunião de hoje (19) foram acertados detalhes para a organização dos horários, mobiliário e equipamentos para as atividades.

 

Texto e fotos: Ariane Comineti