EcoPan reúne em imersão no Pantanal 20 pós-graduandos do PPGEC

Alunos do PPGEC realizam trabalho com o professor do Department Biological Sciences, da Louisiana Tech University, Donald Shepard

Em sua 22ª edição,  o Curso de Ecologia do Pantanal (EcoPan) – organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da UFMS, com apoio da Wetlands Internacional, recebe 11 mestrandos, sete doutorandos e dois pós-graduandos até 30 de setembro, em três semanas de imersão.

Com orientação de sete professores da UFMS, dois de outras universidades nacionais e mais dois convidados internacionais, o curso abrange expedições cientificas, projetos orientados, trabalhos em grupo, diálogos com pesquisadores nacionais e internacionais. Tudo isso faz parte das atividades diárias vivenciadas pelos participantes, segundo o pesquisador Rudi Laps, um dos organizadores do curso.

“Centenas de estudantes já passaram pelo curso, que cada vez mais se torna estratégico para formação de profissionais altamente capacitados para entender a dinâmica ecológica e buscar soluções sustentáveis para as áreas úmidas do planeta”, afirma o coordenador do PPGEC, professor Fabio Roque.

De acordo com Rafaela Nicola e Áurea Garcia, coordenadoras do Componente Pantanal do Programa Corredor Azul (Wetlands International), as áreas úmidas são fundamentais devido aos serviços ecossistêmicos que beneficiam a humanidade, entretanto a conservação destas áreas depende de fortes incentivos para ensino e formação de pessoal.

“O Pantanal e as áreas úmidas necessitam de muitas outras iniciativas semelhantes ao EcoPan para promover o fortalecimento das conexões entre pessoas e natureza, dentro de uma perspectiva de ciência cidadã”, afirmam as coordenadoras do Componente Pantanal do Programa Corredor Azul.

 

Paula Pimenta