Docentes e técnicos-administrativos podem atuar como instrutores na capacitação

Está aberta a seleção de servidores instrutores para as ações de desenvolvimento e capacitação na UFMS em 2021. As inscrições vão até 2 de junho por meio do Sigproj.

Podem participar docentes e técnicos administrativos que comprovem experiência como ministrante de curso de capacitação. Cada servidor poderá submeter proposta de capacitação em até dois cursos, dentre os constantes no edital de seleção. Os cursos são de diversas áreas, entre eles capacitações para iniciação ao serviço público, formação geral, formação de gestores e de inter-relação entre ambientes.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Lívia Gaigher Bósio Campello explicou que “a participação como instrutor irá oportunizar ao servidor o desenvolvimento de suas habilidades na ministração de cursos, proporcionando seu crescimento profissional, diante dessa experiência ímpar, e o enriquecimento de seu currículo, lhe conferindo um diferencial extremamente positivo”, disse. A pró-reitora apontou ainda que a ação visa a “estimular os servidores a se desenvolverem como sujeitos ativos, reflexivos e conscientes fortalecendo-os como protagonistas no processo de solução de problemas, simplificação de processos e de maximização da eficiência nos processos de gestão e de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, como uma visão orientada pelo resultado; fortalecer o comprometimento da qualidade e eficiência nos serviços prestados; e maximizar a eficiência do investimento em desenvolvimento pessoal, tornando públicas as ações de capacitação e qualificação desenvolvidas na UFMS”.

A seleção será por meio da análise do currículo e do Projeto de Ação de Capacitação, que deve ser uma síntese de como será a abordagem do instrutor.  Os selecionados irão compor o Banco de Talentos da UFMS 2021.

Os cursos serão realizados de forma remota, com videoaulas e materiais didáticos produzidos com o apoio das agências de Educação Digital e a Distância (Agead) e de Comunicação Social e Científica (Agecom). “A previsão é de que sejam realizados a partir da segunda quinzena de junho, em datas específicas que serão estabelecidas nas propostas a serem encaminhadas pelos candidatos na seleção de instrutores”, apontou a pró-reitora.

Em 2020 na UFMS foram ofertados 15 cursos de capacitação. Participaram das atividades 599 servidores. Andersen Martins de Oliveira que atua na Secretaria de Execução Financeira (Sefin/DIFC/Proplan) foi um dos instrutores. Ele ministrou cursos de Excel básico e avançado para turmas de cerca de 70 a 80 pessoas. “Participar do processo de seleção de instrutores para ministrar cursos de capacitação na UFMS me trouxe uma satisfação impar, pois temos a oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos com os demais servidores ampliando horizontes de quem instrui e de quem é instruído. A dinâmica de aulas virtuais nos proporciona um conhecimento diferenciado de como nos portar diante das câmeras, o apoio recebido da Progep, assim como dos profissionais da Agead fizeram a diferença tanto para nosso aprendizado quanto para o desenvolvimento de uma técnica diferenciada de apresentação em vídeos”, afirmou.

A divulgação do resultado preliminar da seleção de instrutores está prevista para 11 de junho no site da Progep. O resultado final está previsto para 16 de junho. Dúvidas podem ser encaminhadas para secap.progep@ufms.br, com o título “Dúvidas – Edital Progep/UFMS n.º 9/2021”.

 

 

 

Texto: Ariane Comineti