Mais de 500 estudantes são beneficiados com bolsas em projetos de pesquisa

Neste ano, 510 estudantes devem ser beneficiados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da UFMS. Os estudantes atuarão em propostas submetidas ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica e Inovação da Universidade (Pibic, Pibic-Af e Pibiti). O Programa tem como objetivo incentivar novos talentos e estimular acadêmicos em atividades, metodologias, práticas e conhecimentos próprios aos desenvolvimentos científico, tecnológico e de inovação, buscando despertar a vocação científico-tecnológica. O edital com o resultado final das propostas que foram aprovadas, bem como a distribuição de bolsas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), já está disponível.

“Conseguimos dez bolsas a mais do que no ciclo anterior de Pibic. Hoje dispomos de 229 bolsas, além das de Pibic-Af e Pibiti que foram mantidas. A UFMS fez um grande investimento aumentando o número de bolsas ofertadas com recursos próprios da Universidade para o ciclo de agosto de 2020 a julho de 2021”, explica a chefe da Coordenadoria de Pesquisa da Propp Gecele Matos Paggi.

As 510 bolsas foram distribuídas em duas faixas. Dessas, 50 foram direcionadas a novos pesquisadores e pesquisadores que não orientaram Iniciação Científica e/ou Tecnológica com bolsa nos últimos cinco anos. Do total, mais da metade (53%) será concedida com recursos da UFMS e o restante com recursos do CNPq.

De acordo com a chefe da Coordenadoria de Pesquisa da Propp Gecele Matos Paggi é necessário o envio da documentação listada no edital tanto de bolsistas como de voluntários para o e-mail inic.propp@ufms.br. Os prazos terminam no dia 10 de agosto, para os bolsistas, e no dia 27 de agosto, para voluntários. Os pesquisadores que não encaminharem a documentação completa podem perder as bolsas. “O edital foi publicado agora, por conta de um atraso no envio dos dados pelo CNPq, então é preciso ficarmos atentos para que o envio da documentação aconteça nos prazos e a Propp consiga fazer a indicação dos bolsistas nas plataformas. Pedimos que os orientadores não deixem faltar nenhuma informação ou documento e observem os prazos”, ressalta Gecele.

É importante ressaltar que a bolsa começará a ser paga apenas após o estudante finalizar o aceite e para que o bolsista seja incluído na folha de pagamento de agosto, é necessário que isso seja feito até o dia 14 de agosto. As propostas aprovadas que não foram contempladas com bolsas podem envolver a participação de estudantes na modalidade de voluntários.

“Em 2020, tivemos a novidade de incluir a faixa B destinada àqueles pesquisadores que não participaram do Programa nos últimos cinco anos e houve uma boa procura. Esse é um Programa muito importante para o crescimento da pesquisa e da inovação tecnológica. Queremos que o número de participantes cresça cada vez mais”, conclui Gecele.

Confira as propostas aprovadas e a distribuição de bolsas no edital abaixo.

Download (PDF, 1.94MB)

Texto: Vanessa Amin/Paula Pimenta