De beca e máscara, acadêmicos da Faculdade de Medicina colam grau na UFMS

O cenário de pandemia da Covid-19 adiantou para a tarde desta segunda-feira (20) a colação de grau de 44 estudantes do curso de Medicina, da Cidade Universitária. Entre os adereços dos formandos, além da beca, faixa, jabour, capelo e pelerine, um acessório chamou a atenção: a máscara de prevenção ao coronavírus. O objeto se tornou essencial durante este momento de pandemia e era parte de uma das diversas medidas de segurança adotadas para que a cerimônia fosse realizada. Do estacionamento da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead), a sessão solene foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS no Youtube, para que amigos e familiares também pudessem participar.

A cerimônia foi possível graças a uma autorização do Ministério da Educação para antecipação da formatura para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, durante a situação de emergência na saúde pública em razão da pandemia da Covid-19. Para a coordenadora do curso de Medicina da UFMS, Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, os novos médicos estão prontos para o mercado de trabalho e para auxiliar na linha de frente de combate ao novo coronavírus. “Tenho certeza de que estão aptos a atuar, auxiliando o país nessa pandemia, levando o conhecimento que acumularam nesses anos. O momento que estamos passando exige coragem, resiliência e experiência”, disse.

A formanda Clara Rodrigues já está preparada para trabalhar no Hospital Municipal de Chapadão do Sul que, segundo ela, tem enfrentado a carência de profissionais da área. “Essa é a relevância da colação de grau antecipada, a gente conseguir atender os lugares onde estão faltando médicos e que precisam de assistência à população”.

“É uma formatura que a gente não estava esperando, a princípio. Então, ela veio como uma ferramenta para a gente tentar devolver para a sociedade, em um momento de crise, todo o incentivo e apoio que nos deram na nossa formação. Nada mais justo do que agora, nesse momento, a gente retornar isso para a população”, conta a nova médica, Beatriz Martins. Ela também comentou sobre a ansiedade para ajudar na atenção básica à saúde, primeira etapa que pretende cumprir a partir de agora.

O reitor Marcelo Turine também compartilha dessa visão de retorno à sociedade. “É um dever cumprido de uma trajetória de seis anos de investimento público da sociedade nesses novos jovens”. Ele parabenizou os formandos e disse estar feliz com o ingresso dos novos 44 médicos no mercado de trabalho.

No discurso de orador da turma, o formando Vinicius Bertelli também frisou a importância da área da saúde e lembrou os colegas da responsabilidade da profissão, principalmente neste período de pandemia. “Temos o poder de salvar vidas, de mudar a rotina das pessoas, um dom concedido a poucos”, finalizou com a promessa de oferecer medicina humanizada e de qualidade à sociedade.

Outras colações

Durante a pandemia do novo coronavírus, a UFMS antecipou outras colações de grau de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação para acadêmicos dos cursos da área da saúde. Entre elas, destacam-se a formatura da primeira turma de Medicina do campus de Três Lagoas, também realizada dentro dos parâmetros de prevenção e segurança à Covid-19, com a colação de 36 novos médicos aptos a atuarem no mercado de trabalho.

Texto: Thayná Oliveira e Tathiane Panziera