Curso de práticas inovadoras capacita corpo docente da UFMS a adotar novas metodologias de ensino

O curso de práticas inovadoras foi promovido hoje (25) pela Divisão de Formação de Professores (Difor) e Escola de Extensão, com apoio das pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep) e de Graduação (Prograd). Voltada a professores e coordenadores de todas as unidades da Cidade Universitária e demais câmpus da UFMS, a capacitação tem como objetivo disseminar novas metodologias de ensino.

A professora do Instituto de Matemática e chefe da Difor, Carla Regina Mariano, explica que a divisão é responsável pela formação dos docentes da Universidade, e que promover cursos como este é essencial para a melhoria na capacitação de professores. “O curso possibilita que nosso corpo docente repense as metodologias utilizadas em sala de aula, e tenha acesso ao que se tem discutido sobre novas metodologias de ensino, como as metodologias ativas. É de extrema importância que a Universidade pense na formação também dos nossos professores”.

A metodologia ativa de aprendizagem tem como característica a inserção do aluno como principal responsável pela sua aprendizagem, incentivando que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

O curso intitulado Método 300 foi ministrado pelo professor da Universidade de Brasília, Ricardo Fragelli.  A metodologia trezentos é baseada na aprendizagem ativa e colaborativa, suas experiências no meio acadêmico demonstraram que o índice de aprovação melhorou de 50% para 95% quando aplicado em uma disciplina do ciclo básico da área das engenharias.

Texto: Lethycia Anjos (estagiária de Jornalismo)