Curso de atendimento a educandos com deficiência tem oportunidades para tutor

Estarão abertas de 24 a 29 de novembro as inscrições para interessados em atuar como tutor na modalidade a distância no curso de aperfeiçoamento “Serviço de atendimento educacional especializado em educação infantil de educandos com deficiência”. A candidatura poderá ser feita gratuitamente neste link, no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

Ao todo são 20 vagas e haverá a composição de cadastro reserva. Podem participar licenciados em qualquer área que tenham tempo de serviço ou de formação na temática do curso, que tenham experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior e também disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades, entre outros requisitos. Os candidatos não podem estar recebendo bolsa da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Mec) ou do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para realização de mestrado ou doutorado.

A previsão para início do trabalho é dezembro de 2021 e entre as atribuições estão apoiar os professores nas atividades docentes e acompanhar as aulas virtuais e demais atividades dos estudantes. A retribuição será de três bolsas UAB/Mec no valor de R$765,00.

O curso será ofertado gratuitamente na modalidade a distância pela UFMS, por meio da Faculdade de Educação (Faed), juntamente com a Secretaria de Modalidades Especializadas (Semesp) do Mec. Ao todo serão 500 vagas voltadas aos professores da Educação Básica das redes públicas, com previsão de abertura das inscrição em 6 de dezembro.

“O objetivo é investir na formação de profissionais que atuam tanto na gestão da Educação Infantil, quanto na prática pedagógica com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. O projeto vem ao encontro da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Básica, que revela uma proposta de uma escola inclusiva e principalmente possibilita a formação continuada dos professores das redes públicas”, apontou a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva.

A seleção de tutores será por meio de análise do currículo e documentos comprobatórios. A previsão de divulgação do deferimento das inscrições é 1º de dezembro.

O edital com todas as informações sobre a seleção pode ser acessado neste link, no site da Faed. Todas as publicações referentes ao processo seletivo serão feitas nos sites da Faed e da Proece.

 

Texto: Ariane Comineti