Curso de atendimento a alunos com deficiência tem 500 vagas para professores das redes públicas

Professores que atuam na Educação Infantil das redes públicas poderão participar do curso de aperfeiçoamento “Serviço de atendimento educacional especializado em educação infantil de educandos com deficiência”. A formação é gratuita e será realizada na modalidade a distância. Ao todo serão 500 vagas e as inscrições poderão ser feitas entre 6 e 10 de dezembro neste link.

O curso é ofertado pela UFMS, por meio da Faculdade de Educação (Faed), juntamente com a Secretaria de Modalidades Especializadas (Semesp) do Ministério da Educação (Mec). Segundo a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva, o objetivo é investir na formação de profissionais que atuam tanto na gestão da Educação Infantil, quanto na prática pedagógica com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. “O projeto vem ao encontro da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Básica, que revela uma proposta de uma escola inclusiva e principalmente possibilita a formação continuada dos professores das redes públicas”, disse.

O aperfeiçoamento terá 180 horas de atividades com previsão de realização de dezembro de 2021 a julho de 2022. Serão cinco módulos com a participação de professores especializados nas áreas da Educação Especial e da Educação Infantil.

“Entre os assuntos que serão abordados estão os fundamentos e princípios da Educação Infantil com ênfase na inclusão; falaremos sobre o planejamento cotidiano e a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva de verificar a questão da alfabetização e letramento, artes, educação matemática e educação lúdica, entre outras, aplicadas à Educação Especial, ou seja, no que diz respeito à deficiência visual, deficiência auditiva, surdez e surdocegueira, altas habilidades e superdotação e transtornos globais do desenvolvimento”, apontou a professora.

Todas as informações sobre a seleção podem ser acessadas no edital, no site da Faed, onde serão publicadas também todas as demais etapas do processo seletivo. A seleção será por ordem de inscrição e a previsão de divulgação dos inscritos é 13 de dezembro. O início das atividades está previsto para 17 de dezembro.

Texto: Ariane Comineti