Curso de Artes Visuais realiza projeto em parceria com MIS e Fundação de Cultura

Nesta semana, o curso de Artes Visuais realiza uma das atividades do projeto de extensão MADi-Mostra de Arte Digital. Contando com a parceria do Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto tem como objetivo divulgar a pesquisa em arte e tecnologia realizada pelo curso de Artes Visuais. “Fizemos uma primeira edição no ano passado e para esse ano a ideia é, ao final, fazer uma mostra do que foi produzido nesta área, ainda pouco conhecida no nosso Estado”, comenta a professora Venise Melo.

Segundo a professora, amanhã (3), será realizada a primeira etapa do projeto que consiste em uma palestra com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), artista digital e músico, Henrique Roscoe. Ele é mestre em Artes, especialista em Design e Cultura, e graduado em Publicidade e Propaganda e Engenharia Eletrônica.

Com o projeto audiovisual conceitual e generativo HOL se apresentou nos principais festivais de imagens ao vivo no Brasil como Sónar, FILE, ON_OFF, Live Cinema, Multiplicidade, FAD e também no exterior, na Inglaterra (NIME, ICLI, Encounters), Alemanha (Rencontres Internationales), Polônia (WRO), Escócia (Sonica), EUA (Gameplay), Grécia (AVAF), Itália (LPM e roBOt), México (Transitiomx) e Bolívia (Dialectos Digitales).

Henrique também é o curador e um dos idealizadores do Festival de Arte Digital (FAD) que acontece em Belo Horizonte desde 2007. Além disso, desenvolve instalações, programando em processing, max/msp e vvvv e cria instrumentos e interfaces interativas. Além da palestra, ele apresentará ao público sua performance de visual music denominada “PONTO: um videograne sem vencedor”. A palestra é gratuita, aberta a todos os interessados e será realizada no MIS, localizado no terceiro andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559.

Oficina e mostra –  Além da palestra, Henrique oferece no Laboratório de Arte e Tecnologia Digital uma oficina na sexta (4) e sábado (5), das 8h às 11h e das 14h às 17h. O Laboratório é vinculado ao curso de Artes Visuais e está localizado no segundo piso da Unidade 8, na Cidade Universitária.

“A oficina é a segunda etapa do projeto e vai possibilitar aos participantes o aprendizado no sistema de programação em áudio visual e criação de objetos artísticos que serão expostos na mostra, etapa final do projeto, que deve acontecer em dezembro”, explica Venise. “Além disso, também serão expostos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas ligadas à área e também em fotografia e vídeo. Nossa intenção é fazer com que em Campo Grande a área de Arte e Tecnologia seja impulsionada, além de mostrar ao público externo que na Universidade também são desenvolvidos trabalhos dessa natureza”, conclui a professora. De acordo com a Venise as vagas para a oficina já estão esgotadas.

Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9178.

Texto: Vanessa Amin, com informações do MIS/FCMS

Fotos: Divulgação/Eduardo Magalhães