Curso de Administração do Campus de Naviraí realiza aula de campo em São Paulo

Entre os dias 16 a 20 de outubro, acadêmicos do curso de Administração do Campus de Naviraí viajaram para São Paulo e Santos para realização de aula de campo.

A atividade iniciou no dia 17, com visita à BMF&Bovespa, onde conheceram o prédio em que funcionava o pregão presencial e puderam conversar com o consultor da BMF&Bovespa Carlos Alberto Barboza Silva, sobre as diferentes oportunidades de investimento. No centro de São Paulo, os acadêmicos também visitaram museus e prédios históricos, tais como o Pátio do Colégio, marco zero de São Paulo, Mosteiro de São Bento e Solar da Marquesa de Santos. De acordo com o coordenador do curso, professor Marco Antonio Costa da Silva, “a formação cultural dos acadêmicos está prevista no PPC do curso de administração e atividades como esta contribuem para a ampliação do capital cultural dos discentes”.

No dia seguinte, os acadêmicos visitaram a incubadora de empresas de base tecnológica de São Paulo. O Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) fica localizado no Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear da Universidade de São Paulo. Além de participarem de uma palestra com Oscar Enrique Nunes, responsável pelos negócios internacionais da incubadora, os acadêmicos também visitaram e conheceram empresas que estão incubadas no Cietec.

No período da tarde, o grupo participou de uma visita ao porto de Santos, acompanhados por Abelardo José da Silva, técnico portuário da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que recentemente mudou sua marca para Santos Port Authority. Os acadêmicos puderam conhecer e compreender todo o funcionamento do maior porto da América Latina. Abelardo ressaltou a importância do porto de Santos para a escoação dos produtos de Mato Grosso do Sul. Chamou a atenção dos acadêmicos a função do prático, responsável pela manobra de navios no porto, seja pelos altos salários que podem receber, seja pela responsabilidade que assumem ao exercer tal função.

Ainda na sexta-feira, o grupo adentrou o porto de Santos numa escuna, conhecendo os terminais e as principais operações realizadas, tendo observado, por exemplo, um portêiner em operação, um rebocador auxiliando um navio e a balsa atravessando o canal. A atividade foi marcante para os acadêmicos, pois puderam compreender melhor o funcionamento das atividades portuárias. A professora Jaiane Aparecida Pereira também acompanhou o grupo. Ela trabalha com logística e pôde apresentar e discutir com os acadêmicos o funcionamento de um importante modal de transporte, o marítimo. “A aula de campo muda a visão de mundo dos acadêmicos, contribuindo para o processo formativo”, afirmou.

No sábado, os alunos conheceram a Estação da Luz, o Mercado Municipal, o centro comercial de São Paulo e empresas da avenida Paulista, incluindo a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional. De acordo com a professora Sibelly Resch, uma das idealizadoras da aula de campo, as visitas aos centros comerciais são fundamentais para a formação dos estudantes. “O comércio e os serviços são responsáveis por grande parte do PIB de Naviraí, então esse é um dos focos de formação dos acadêmicos do curso de Administração”.

“Uma aula de campo como essa que realizamos não somente enriquece a nossa formação teórico-prática, mas pode modificar as nossas escolhas e transformar as nossas vidas”, enfatizou a acadêmica do CPNV Alessandra Campo Sedano Peres.

Texto e fotos: Comissão de Comunicação do Campus de Naviraí