Curso de Administração de Naviraí dá dicas sobre finanças e investimentos pelas redes sociais

Desde abril, um projeto de extensão coordenado pela professora Yasmin Gomes Casagranda, do curso de Administração, tem auxiliado no desenvolvimento da capacidade de gestão financeira e disseminado noções de economia, mercado, finanças, consumo, entre outros temas importantes junto à população do município de Naviraí.

O projeto, intitulado Prospere – Finanças, Endividamento e Investimentos é desenvolvido por meio de parceria com o curso de Direito do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Naviraí, coordenado pela professora Manuella de Oliveira Soares, e também com o Ministério Público do Estado, por meio do promotor Daniel Pívaro Stadiniky. Por meio da parceria, devem ser atendidos também idosos no Centro de Convivência.

“O projeto está na segunda fase. Estamos aplicando uma pesquisa para analisar o perfil da população com base na sua relação com as finanças”, destacou a coordenadora do estudo. Também devem ser trabalhados temas com relação à pandemia e possíveis mudanças que ocorreram nos hábitos das pessoas durante este período.

Atendendo às recomendações do Plano de Biossegurança da UFMS, o atendimento ao público está sendo realizado apenas de forma virtual através do perfil do projeto no Instagram (@prospere.financas), que oferece informações semanais sobre finanças e investimentos, além de dicas sobre prosperidade financeira pessoal. Além disso, o projeto também trabalha, semanalmente, no suporte aos negócios e empreendedores locais por meio do programa #Indiqueumempreendedor, com o intuito fomentar o comércio e a prestação de serviços na região. Até o momento já foram atendidas cerca de 20 empresas, com mais de 700 visualizações nas indicações. “A agenda de divulgações está completa até o mês de agosto, e com fila de espera para novos empreendedores”, informou a professora Yasmin.

“É muito gratificante fazer parte de um projeto como este, que proporciona esta aproximação e a troca de conhecimentos com a comunidade externa através das redes sociais”, comentou a estudante Caroline Marques Gomes. Ela acrescentou que a participação na ação tem contribuído para a melhora no seu rendimento individual. “A gente pesquisa muito sobre os temas que serão abordados durante a semana no perfil do projeto. Cada postagem demanda muito trabalho e estudo de toda a equipe envolvida”, relatou Caroline, que está no quinto semestre do curso de Administração e responsável por coordenar o Instagram do Prospere.

Evento On-line

No começo deste mês, o projeto realizou seu primeiro evento on-line que aconteceu no dia 8 de julho com transmissão pelo canal do curso de Administração do campus de Naviraí no Youtube. Com o tema Mercado Financeiro e Investimentos em tempos de pandemia, a live foi acompanhada por cerca de 150 convidados e já conta com mais de 650 visualizações. A abertura do evento ficou por conta do acadêmico Cleiton Souza da Conceição, do sétimo semestre. Como convidados participaram o professor Thiago José Florindo, do curso de Administração do campus de Chapadão do Sul, e João Luiz Luizari, que possui graduação em Contabilidade e vários cursos na área de oferta de investimento e atendimento consultivo. O bate-papo foi mediado pela professora Yasmin Casagranda e pelo professor Victor Fraile Sordi. A live está disponível aqui.

O projeto Prospere foi aprovado no edital EXT 2020.

Texto: Adolpho Nilson Prado (estagiário da Agecom no CPNV)