Convênio com Università di Camerino possibilita mobilidade e dupla diplomação em Direito

As perspectivas da dupla diplomação na graduação em Direito entre UFMS e Università di Camerino – Itália, palestra do Seminário Internacional On-line da UFMS, foi ministrada ontem, 20, pela diretora da Faculdade de Direito da UFMS (Fadir), Ynes da Silva Félix. A Università di Camerino (Unicam) tem cerca de 800 anos e está localizada na província de Macerata, a cerca de três horas de Roma, na Itália.

O convênio firmado entre as universidades oportuniza que estudantes de Direito obtenham dupla diplomação, ou seja, no Brasil terão o título de Bacharel em Direito e, na Itália, de Dottore Magistrale in Giurisprudenza. Durante a palestra, a diretora da Fadir explicou como se deu a construção do acordo até a oficialização, em julho deste ano. “Esse convênio que oportunizou algo inédito para nós, que é a dupla diplomação, é muito caro para a Faculdade de Direito, é muito especial. Surgiu de uma aproximação, numa rede que se iniciou em 2016 com a Universidade de São Paulo […] Por meio do nosso Doutorado Interinstitucional, montamos uma rede de pesquisas e dessa rede, com a Universidade de Camerino, percebemos quantas ações poderíamos desenvolver juntos. […] Passamos por dois anos trabalhando nessa ideia, na concepção, na programação, no estudo dos dois projetos de ensino para que as adaptações pudessem ser feitas, e também o estudo da nossa legislação”, explicou.

Diretora da Fadir falou sobre expectativas e próximos passos

A professora comentou que a internacionalização é uma proposta da UFMS e da Fadir que visa dar novas oportunidades aos acadêmicos e manter a boa relação com instituições internacionais de ensino, considerando a importância dessa relação para o desenvolvimento e fomento da pesquisa e da ciência no mundo. “É um desejo de desenvolver essa relações, de estabelecer vínculos de pesquisa, vínculos institucionais, de melhorar o nosso ensino de graduação, melhorar a nossa pós-graduação. A ideia de nos aproximar das instituições é exatamente essa: somar e multiplicar o conhecimento”, afirmou.

Podem participar da mobilidade, estudantes do curso de Direito da UFMS que tenham concluído o quinto semestre. O acordo prevê que cursem três semestres na Itália, enquanto os estudantes da Unicam cursem um ano e meio na Fadir. Em ambos os casos, os acadêmicos deverão cumprir todas as obrigações e avaliações propostas pela grade curricular. A vigência do acordo entre UFMS e Unicam é de cinco anos.

“Em função da pandemia, ainda não conseguimos fazer a seleção e encaminhar nenhum estudante para lá. Mas no primeiro semestre do ano que vem, vamos soltar os editais para fazer a seleção dos interessados e eles também, lá em Camerino, farão o mesmo. Quem sabe no segundo semestre do próximo ano já possamos receber estudantes de Camerino e também encaminhar nossos estudantes por mobilidade”, relatou a professora Ynes.

A programação do Seminário Internacional On-line da UFMS segue hoje, 21, com encerramento previsto para as 16h. Acompanhe as palestras acessando o canal da TV UFMS.

 

 

Texto e imagens: Gabriela Vilela – Estagiária da Agecom