Contexto familiar de vítimas da Covid-19 e resistência ao isolamento social são temas de estudo

Uma das propostas submetidas para o edital lançado pela UFMS para o enfrentamento do Coronavírus analisará o contexto familiar de vítimas da doença em Mato Grosso do Sul e a resistência dos moradores em manter o isolamento social. A pesquisa está sendo conduzida pela professora Jaqueline Martins Zarbato, do curso de História da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) da Universidade e participam estudantes de Pós-Graduação em Antropologia e Educação.

Intitulado de “Narrativas e memórias das famílias com pessoas acometidas pela Covid-19”, o projeto vai ouvir as famílias dos enfermos curados e das pessoas que vieram a óbito por causa da doença, no intuito de conhecer as estratégias adotadas para lidar com o vírus, dificuldades, superação e postura diante da medida de isolamento.

“O projeto nasceu a partir desta cultura regional em não aderir ao isolamento social. Desde o início da pandemia, o estado está em penúltimo lugar com um dos menores índices de isolamento social voluntário. Além disso, percebi que no bairro onde moro a maioria das pessoas mantem sua rotina”, comenta.

A professora complementa que a pesquisa também teve como base sua própria experiência, uma vez que por conta da suspeita de estar infectada pelo vírus precisou ficar em isolamento absoluto. “Foi aí que percebi que precisávamos discutir o tema além da esfera da saúde, e entender o aspecto histórico-cultural e antropológico”, explica.

A pesquisa será desenvolvida por meio de entrevistas com as pessoas atingidas pela Covid-19 e com seus familiares. Serão utilizados no projeto dados da Secretaria de Saúde do estado, matérias sobre isolamento social noticiados pela imprensa regional e informações de prontuários dos pacientes. A proposta também pretende ouvir a equipe médica responsável pelo atendimento dos infectados.

A Plataforma

A UFMS recebe inscrições de ideias, ações e projetos para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19) até 30 de junho, por meio do Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj).

Podem submeter propostas servidores, estudantes e colaboradores de diversas áreas que estejam cadastrados nos programas de pós-graduação da UFMS e que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes.

O interessado deverá preencher um formulário e anexar um documento em pdf com informações como o nome do projeto, coordenador, unidade à qual o proponente está vinculado, a equipe de colaboradores, situação ou problema a ser enfrentado e os objetivos e ideia do projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetoscorona@ufms.br.

Texto: Juliana Rezende