Consulta teste pelo sistema e-Votação UFMS foi realizada com sucesso

A comunidade universitária participou da consulta teste realizada ontem (10), pelo sistema e-Votação UFMS. A votação on-line contou com a participação de 45% dos docentes, 35% dos técnicos-administrativos e 3% dos estudantes.

O objetivo do teste foi sanar as dúvidas dos votantes quanto ao sistema que será utilizado no dia 17 de julho, das 8h às 21h, na consulta à comunidade universitária para subsidiar a elaboração das listas tríplices para a escolha do reitor e do vice-reitor da UFMS-2020-2024.

Segundo o presidente da Comissão Executiva Central, vinculada ao Colégio Eleitoral, Henrique Mongelli, a participação foi boa considerando que era um teste e que não havia obrigatoriedade, e o sistema mostrou-se efetivo. “Essa possibilidade de a comunidade universitária interagir antecipadamente com o sistema é muito importante, já que é uma plataforma que proporciona um processo de escolha diferente do tradicional”, disse.

 

Passaporte UFMS

Durante o teste nenhuma intercorrência foi encaminhada à Comissão Executiva Central. Equipes da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) estiveram de plantão para sanar as dúvidas, principalmente relacionadas ao acesso, pois muitos colocavam o e-mail ao invés do Passaporte UFMS, que não é composto com “@ufms.br”, somente nome.sobrenome.

Aqueles que ainda não têm o Passaporte UFMS devem criá-lo no site passaporte.ufms.br. Caso tenha alguma dúvida, o usuário pode enviar e-mail para suporte.agetic@ufms.br.

 

Sistema Anticoerção

Uma dúvida relacionada ao sistema foi sobre a possibilidade de votar mais de uma vez. “Essa funcionalidade existe na plataforma Helios Voting, utilizada no sistema e-Votação UFMS, e está prevista no Art. 11 da Resolução COUN nº 31. O objetivo é justamente coibir/minimizar tentativas de coerção ao votante, pois, diferentemente de um sistema presencial de votação, quando o eleitor vai a um local sozinho e de acesso restrito para votar, no sistema on-line ele pode estar acompanhado de outras pessoas ou observadores que podem coagir o eleitor. Assim, até o final do período de votação o votante pode mudar seu voto, caso ele tenha sido pressionado a fazer uma escolha não desejada”, explicou Gregório Takashi Higashikawa, responsável pelo sistema e-Votação UFMS na consulta à comunidade universitária.

Gregório disse ainda que o sistema não utiliza os votos anteriores na apuração, ou seja, cada eleitor continua tendo direito a apenas um único voto, sendo sempre a última votação. “Essa informação pode ser auditada pelo próprio eleitor, por meio do rastreador de cédula que é gerado a cada votação e enviado no e-mail institucional do eleitor”, afirmou.

O sistema possui um mecanismo que faz a criptografia do voto na máquina do eleitor antes do mesmo ser transmitido, ou seja, o voto é enviado para urna de maneira criptografada, garantindo o sigilo do mesmo. “Para a apuração, o sistema utiliza uma técnica de criptografia chamada homomórfica, que permite fazer a contagem dos votos sem que seja necessário revelar cada voto individualmente”, elucidou o responsável pelo e-Votação UFMS.

O Helios Voting é bastante utilizado por universidades de todo o Brasil como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na UFMS já foi utilizado em dez votações para a Coordenação de curso, Colegiado de curso, representantes do Conselho Universitário e Comissão Interna de Supervisão.

 

Votacao.ufms.br

Segundo a Comissão Executiva Central, estão aptos a votar 28.032 eleitores. As listas de votantes e todos os documentos e normas da consulta à comunidade universitária estão disponíveis no site https://votacao.ufms.br/.

“Convém lembrar também que o passaporte é pessoal e intransferível, e deve ser usado com responsabilidade, garantindo a participação democrática de todos”, afirmou o presidente da Comissão Executiva Central, Henrique Mongelli.

A apuração dos votos será realizada no auditório do Complexo Multiuso 1 da Cidade Universitária, após o término da consulta, com transmissão on-line.

 

Resultado do teste

A pergunta apresentada na consulta teste foi “Qual das seguintes comidas você mais gosta?” e as opções foram: arroz carreteiro, chipa, saltenha, sobá, sopa paraguaia, branco e nulo. A preferência entre todos os votantes foi arroz carreteiro, chipa e sobá.

 

 

Texto: Ariane Comineti