Conheça o Manual do Candidato para o Vestibular e PASSE UFMS

Com informações essenciais para quem deseja participar dos processos seletivos da Universidade, a UFMS lançou o Manual do Candidato para auxiliar aqueles que pretendem prestar o Vestibular e o PASSE.

“O Manual do Candidato tem os detalhes mais simples da Universidade, os cursos, as vagas e a distribuição entre os processos seletivos. Também tem algumas orientações, esclarecimentos sobre a redação, os critérios utilizados pela banca de avaliação da redação”, explica o reitor da UFMS, Marcelo Turine.

No manual estão disponíveis os mapas de todos os câmpus , uma lista dos cursos oferecidos com informações sobre os turnos e as unidades onde estão localizados, além das formas de ingresso na Universidade, com o passo a passo de como prestar o Vestibular, o PASSE e o Sisu.

O documento foi criado pela Pró-Reitoria de Graduação e atende ao Decreto 9.094, de 17 de julho de 2017, que dispõe sobre o compartilhamento de informações de órgãos públicos federais, por meio de mensagens claras e a eliminação de formalidades e exigências. “É uma inovação deste ano, com uma linguagem voltada para os jovens”, afirma o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

O sonho da estudante Fernanda Lissa Tanaka Taira, de 19 anos, é cursar medicina na UFMS e, neste ano, ela deu mais um passo para alcançar seu objetivo, se inscrevendo para prestar o Vestibular. Segundo ela, por meio do Manual, foi possível tirar todas as dúvidas em relação à UFMS e as dicas e instruções serão fundamentais aos alunos que não sabem como ingressar em uma universidade. “Eu gostei bastante do manual, acho que tem todas as informações necessárias, principalmente para quem não tem acesso a elas nas escolas e para quem vai prestar o vestibular pela primeira vez. Também gostei muito das cores e de toda a formatação, achei bastante agradável e confortável para leitura”, conta.

Dicas de redação

Além das informações internas da UFMS, o Manual também indica onde é possível encontrar os conteúdos programáticos do Vestibular, do PASSE e para a prova de habilidades específicas em música. O destaque principal fica para as orientações sobre como fazer uma boa redação, essencial para obter nota satisfatória nos processos seletivos.

No documento, as dicas estão dividas em tópicos como a Estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; Organização e progressão textual; Adequação temática; Aspectos de coesão e coerência e Emprego da norma padrão da língua portuguesa. Em todos eles são indicadas as pontuações referentes à avaliação de cada quesito e também são apresentados os motivos que podem zerar a redação.

O Manual do Candidato está disponível no portal ingresso.ufms.br, onde também é possível acessar a área de inscrição para os processos seletivos no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

Texto: Gabrielle Tavares