Conferência encerra comemorações do jubileu do Campus de Três Lagoas

Nesta quinta-feira, 26, será realizada a conferência de encerramento das comemorações pelos 50 anos do Campus de Três Lagoas (CPTL). Desafios da pesquisa e do ensino superior na área de ciências exatas e engenharias será o tema abordado pelo professor João Antonio Pereira, do campus da Unesp em Ilha Solteira.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Unesp, com mestrado Unicamp e doutorado sanduíche na Universidade de Katholieke Leuven, da Bélgica, João Antonio é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica e tem experiência em mecânica dos sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica estrutural (análise modal experimental e elementos finitos), processamento e análise de sinais, análise de vibração e ruído, processamento e analise de imagem digital para medidas de vibração, localização e detecção de danos utilizando técnicas de vibrações e termografia.

“O professor João deve falar sobre os benefícios de uma possível fusão do ensino presencial e a distância no futuro, sobre o estreitamento das relações entre a universidade e as empresas, por meio das parcerias. Além disso ele deve falar sobre as formas de aplicação das ciências exatas, das engenharias, por meio do grupo de Materiais Inteligentes da Unesp em sistemas de usinas hidrelétricas e Embraer, por exemplo. Ele também deve falar sobre o processo de internacionalização nas instituições de ensino superior”, comenta o professor do curso de Engenharia de Produção Thiago Galbiati Lagoin que está à frente da organização da conferência.

A conferência de encerramento está marcada para as 19h e será transmitida pelo canal da TV UFMS no Youtube. Esta é mais uma atividade do projeto Fecundar o chão na educação superior: os 50 anos do Campus de Três Lagoas.

“Neste encerramento das atividades de comemorações do CPTL quero cumprimentar e agradecer à administração superior da UFMS pelo apoio, incentivo e participação nos eventos realizados. Também gostaria de agradecer todos os técnicos e professores do campus, os que estão na ativa e também os que já atuaram aqui e deixaram sua contribuição, a todos os acadêmicos e os egressos que participaram ativamente, contribuíram e expressaram sua alegria em fazer parte e ter sido parte da comunidade acadêmica”, comenta o diretor do CPTL Osmar Jesus Macedo. “Não poderia deixar de agradecer também a sociedade, em especial as instituições públicas e empresas pelas parcerias, colaborando conosco no crescimento do campus. O CPTL continua cada vez mais comprometido com o seu papel fundamental, promovendo uma educação pública de qualidade, a ciência e a inovação, por meio de um trabalho sério e responsável”, finaliza o diretor.

Acompanhe a transmissão:

Texto: Vanessa Amin