Comunidade universitária participa das várias atividades em combate à Covid-19

A UFMS abriu diferentes oportunidades para a comunidade universitária no combate ao avanço da Covid-19. Estudantes, professores e técnicos puderam manifestar interesse no voluntariado e no desenvolvimento de projetos relacionados ao combate e a Universidade ofertou também aos acadêmicos o atendimento às necessidades decorrentes das medidas de proteção à comunidade.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Nalvo Franco de Almeida Junior, “além da proteção ao seu maior bem, que são as pessoas que a compõem, estudantes, técnicos, professores e pesquisadores, a UFMS tem mantido o papel inovador e de liderança no auxílio à sociedade sul mato-grossense no combate à Covid-19, com ações como a disponibilização de suas infraestruturas e a composição do banco de voluntários e da plataforma de projetos, ideias e ações para esse enfrentamento”.

 

Voluntariado

O cadastro de voluntários aberto pela Universidade registrou até o momento 220 propostas. “A adesão tem sido muito boa e a expectativa é que possamos, em uma ação coordenada entre as pró-reitorias de Assuntos Estudantis; de Gestão de Pessoas; de Extensão, Cultura e Esporte e de Pesquisa e Pós-graduação, com o apoio e supervisão do Comitê Operativo Emergencial da Universidade, organizar várias frentes de trabalho para o enfrentamento à doença. Dessa forma vamos poder prover os diversos agentes públicos com uma oferta qualificada de serviços voluntários”, disse o pró-reitor.

As propostas são de diversas áreas. “Temos muitos cadastros para atuação na saúde, como era de se esperar, mas também de áreas como química, biologia, matemática, física, engenharia e computação, entre outras. É gratificante ver uma quantidade grande de pessoas querendo ajudar. Agora estamos classificando as atividades propostas de acordo com a formação e especialidade de cada voluntário”, informou.

O cadastramento segue aberto pelo Sigproj.

 

 

Plataforma de ações, ideias e projetos

Ao todo 15 propostas também de diversas áreas do conhecimento foram registradas até o momento na plataforma da UFMS para a contenção dos impactos da Covid-19. Segundo o pró-reitor são ações que vão desde linhas de tecnologias avançadas para o diagnóstico, a projetos para o auxílio de pessoas com orientações pessoais, atendimento psicológico e propostas para ajudar pequenas empresas nesse momento delicado da economia. “A ideia é termos uma carteira de projetos para ajudarmos de forma organizada a sociedade sul mato-grossense”, disse.

As inscrições para a plataforma também seguem abertas pelo Sigproj.

 

 

Auxílio alimentação emergencial

No combate ao avanço do coronavírus e em função da suspensão do atendimento dos Restaurantes Universitários, a UFMS ofertou aos estudantes o auxílio alimentação emergencial. A medida é voltada a acadêmicos vulneráveis economicamente que tinham por hábito fazer suas refeições nos restaurantes universitários.

Ao todo, 538 acadêmicos se inscreveram para o recebimento e do total, 271 são estudantes da Cidade Universitária, 138 do campus do Pantanal e 129 do campus de Três Lagoas.

Os selecionados contarão com o auxílio enquanto as atividades da UFMS continuarem por estudos dirigidos por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ou até a reabertura dos restaurantes. O resultado preliminar já está no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), onde serão divulgadas também as demais etapas da seleção.

 

 

Utilização dos laboratórios de informática

Para garantir o acesso de todos os estudantes às atividades on-line a Universidade também abriu cadastro para aqueles que não possuem computador ou acesso à internet em casa. A partir a identificação da demanda, passa a abrir laboratórios de informática para esses estudantes.

Até o momento 45 acadêmicos de graduação e pós-graduação da Cidade Universitária e dos campus de Aquidauana, do Pantanal e de Três Lagoas se inscreveram para a utilização dos laboratórios. O cadastro segue aberto no Sigproj e a divulgação dos inscritos é feita diariamente no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

As medidas de segurança serão mantidas em cada laboratório para a preservação da saúde dos estudantes. Estarão disponíveis álcool em gel e papel toalha para a limpeza dos equipamentos após o uso e também para os acadêmicos utilizarem para higienização das mãos. Além disso, recomenda-se o uso intercalado dos computadores para que a distância de segurança entre pessoas recomendada pela OMS seja mantida. Os usuários deverão assinar lista de presença.

Os laboratórios disponíveis e os horários de funcionamento em cada campus podem ser conferidos neste link.

 

 

Texto: Ariane Comineti