Comunidade pode entregar lixo eletrônico para descarte correto na Faculdade de Computação

De hoje, 20, até sexta-feira, a Faculdade de Computação (Facom) realiza a Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico. O evento integra as ações da campanha Eu Respeito do mês de setembro.

“Todos que tiverem lixo eletrônico guardado em casa podem vir até a Facom e entregar o material para nossos acadêmicos voluntários, que estarão em frente ao prédio da Faculdade durante todo o dia”, explica a professora da Facom e coordenadora do projeto, Luciana Montera.

O objetivo da ação é esclarecer sobre o que é esse tipo de resíduo, bem como a forma correta de descarte a fim de evitar maiores danos ao meio ambiente. “Queremos promover o descarte correto e, principalmente, a sua reutilização, seja do equipamento todo ou de peças que possam ser retiradas e reaproveitadas”, destaca Luciana.

Cerca de 14 estudantes auxiliam na ação. Pedro Henrique Conte de Araújo é um deles. Ele está no sexto semestre de Engenharia da Computação. “É uma ótima iniciativa, para promover maior consciência das pessoas sobre o resíduo eletrônico, além de maior responsabilidade. Nós mesmos tivemos que aprender sobre o descarte dos diversos materiais com os quais trabalhamos no decorrer de nossas atividades no curso. São muito os dispositivos”, fala Henrique. “Também é uma forma de nos integrarmos com a comunidade acadêmica e com pessoas da comunidade externa, pois além de recolher, também vamos atender os que vêm pegar os dispositivos que ainda têm algum uso”, complementa.

“Participar de projetos de extensão, além proporcionar o contato com pessoas da UFMS e da comunidade, é um jeito de obter conhecimento na prática”, diz Mariana Claro Epiccini. Ela ingressou na UFMS no início do ano e acredita na ação como uma forma de auxiliar as pessoas que têm lixo eletrônico em casa darem o destino correto aos resíduos, evitando que os mesmos vão para nos aterros e lixões contaminando o meio ambiente. “Ainda, também é uma forma de termos maior contato com as peças que compõem os diversos dispositivos eletrônicos, contribuindo para complementar nossa formação”, avalia.

O Brasil é considerado o quinto maior gerador de resíduos eletrônicos do mundo. Segundo pesquisa da Green Eletron em parceria com a Radar Pesquisas, entre os itens mais descartados estão os eletroeletrônicos de pequeno porte. Infelizmente, de acordo com o levantamento no Brasil, apenas em 2019, mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico foram descartadas e somente 3% desse volume foi reciclado.

O que entregar

A coordenadora do projeto detalha que os interessados podem entregar: computadores, notebooks, mouse, tablets, celulares, teclados, videogame, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos em geral de pequeno porte, ou, ainda, partes dos itens eletrônicos. “Não receberemos apenas televisores de tubo, pilhas e lâmpadas”, reforça Luciana. Os itens poderão ser entregues em frente à entrada da Facom.

Reaproveitamento

“Quem for até o ponto de coleta também pode verificar se há algo que foi descartado e ainda possa ser aproveitado, ter alguma outra serventia”, comenta a professora. Dois professores do curso de Artes Visuais da UFMS – Venise Paschoal de Melo e Sérgio Moraes Bonilha Filho – reaproveitarão parte do que for descartado para produzir peças de arte com seus estudantes. “A ideia é trabalhar com arte eletrônica, de se apropriar de alguns elementos descartados, ganhando uma outra funcionalidade, dentro de uma lógica da arte-tecnologia que subverte os meios, os equipamentos”, explica Venise. “Também negociamos com outros professores da Faculdade e de outras unidades que podem aproveitar o que for arrecadado em projetos e ações de ensino e extensão”, finaliza Luciana Montera.

 Apoio

Para a ação, a Facom conta com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade. “É um momento de reaproveitamento, troca e destinação correta do que for descartado. No final da semana, a Diretoria será responsável por coletar o que restar e destinar a uma associação de recicladores de material eletrônico. Estão todos convidados a participar”, explica do diretor Leonardo Chaves de Carvalho.

 

Texto e fotos: Vanessa Amin, com informações da Green Eletron