Coletânea reúne trabalhos sobre redução de gases de efeito estufa na agropecuária

Na tarde de hoje, 9, o reitor Marcelo Turine acompanhou a live de lançamento das Coletâneas de Fatores Nacionais para Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária. O evento foi conduzido pela ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Correa, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube no canal do Ministério.

O lançamento, chamado de Livro Verde da Agropecuária Brasileira, é constituído por resultados de estudos que apresentam informações e dados, alguns ainda inéditos, sobre fatores de emissão e remoção de Gases de Efeito Estufa (GEE) na agricultura e pecuária brasileira, a fim de encontrar na ciência, soluções para o desenvolvimento sustentável destes sistemas de produção.

Dividida em duas edições, a coletânea tem contribuição de cerca de 400 pesquisadores de diferentes países e instituições e está disponível para download em gov.br/agricultura.

A ministra Tereza Cristina ressaltou que o lançamento é de relevância para a educação e capacitação nos setores produtivos da agricultura e pecuária. “Nossos técnicos, nossos produtores, pesquisadores e estudantes vão poder acessar esse material de pesquisa e tenho certeza que este é o primeiro capítulo de muitos outros”, disse.

De acordo com informações do Mapa, o Brasil é líder em exportação de carne bovina e os resultados dos estudos mostraram que nas duas últimas décadas o país apresentou redução expressiva de emissão de GEE totais por quilo de carne ou litro de leite, levando em consideração o ambiente de criação do animal.

“Com essas coletâneas nós ampliamos a disponibilidade de dados sobre os sistemas nacionais que levam efetivamente em conta as especificidades edafoclimáticas [relativo ao clima e solo] do Brasil, a partir de metodologias científicas e aceitas internacionalmente”, comentou a ministra. Tereza Cristina complementou dizendo  que as coletâneas funcionarão também como bases de dados fundamentais para os desafios futuros da agropecuária brasileira.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, parabenizou o Mapa pela condução e organização da produção científica e reafirmou a parceria entre os ministérios. “Esse é um momento muito importante onde nós vemos a união destes dois setores, da tecnologia agregada à nossa agricultura, nosso agronegócio como um todo tem uma capacidade gigantesca. Essa é uma parceria de sucesso, e eu espero que continue cada vez mais intensa e que nós tenhamos cada vez melhores resultados”, disse. “O Brasil, um dos maiores produtores mundiais tem essa responsabilidade, não só aqui, mas também uma responsabilidade perante ao planeta e aos desafios que temos”.

A live também teve participação do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo; do secretário adjunto de Inovação do Mapa, Pedro Neto; da diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Mariane Crespolini; do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

Texto: Gabriela Vilela (estagiária da Agecom)