Colação de grau virtual marca a semana no Campus de Paranaíba

Concluintes dos cursos de Matemática, Psicologia e Administração do Campus de Paranaíba (CPAR) colaram grau na noite desta quarta-feira, 23. Devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia via Google Meet e transmitida pelo canal da TV UFMS no YouTube. Assim, familiares e amigos puderam acompanhar esse momento que é tão marcante para os formandos. Era possível ver a alegria estampada nos rostos de todos e também nos comentários carinhosos enviados pelo chat.

A diretora do CPAR Andréia Ribeiro também se emocionou. “É com muito orgulho que participamos dessa grande conquista. Esta colação é mais especial considerando que foi preciso nos reinventarmos para enfrentar um crise mundial na saúde. A universidade pública se mostrou ativa no enfrentamento da pandemia e todos nós, servidores e alunos, aprendemos e reaprendemos muito nos últimos meses. Nossos esforços são coroados nesta noite”, disse ela. Participaram da cerimônia, 29 formandos dos três cursos.

“Temos orgulho de ser universidade pública, acreditamos que esse é o início de uma transformação social de muitos brasileiros. Façam dessa conquista um marco inicial de uma brilhante carreira, sejam não apenas profissionais, mas pessoas diferenciadas. Nosso mundo precisa disso”, ressaltou Andréia.

Em seu discurso, a oradora Talia Martins de Carvalho, formanda em Administração, agradeceu e lembrou das dificuldades e desafios da trajetória acadêmica. “Mesmo não estando presentes fisicamente, conseguimos chegar ao fim dessa caminhada. E esse é o fruto do nosso esforço. Portanto colegas, que tenhamos sempre essa força de vontade e persistência para conseguirmos o que desejamos. Agradecemos a UFMS por ter docentes tão maravilhosos e que amam o que fazem, por serem além de professores, mentores. Quantas vezes alguns pensaram em desistir e eles vinham intervir. Agradecemos também ao apoio financeiro que a Universidade disponibiliza para que aqueles que mais precisam conseguissem concluir o curso. Aprendemos entre muitas coisas que devemos ser solidários uns com os outros, a ter mais empatia. Hoje, saímos daqui melhores do que entramos e, mais do que nunca preparados para os novos desafios, com a certeza que as lições aqui aprendidas são lições para a vida”, disse Taila.

O reitor Marcelo Turine lembrou que muitos jovens sonham em se formar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. “Fico feliz por esse momento, gostaríamos de estar todos juntos, mas infelizmente não podemos. Para nós é um orgulho entregar vocês para a sociedade sul-mato-grossense, para o Brasil e para o mercado de trabalho. Vocês são vitoriosos”, destacou o reitor.

A cerimônia está disponível para visualização e foi realizada de forma conjunta com o Campus de Aquidauana. Confira:

Texto: Brunna Oliveira (Estagiária da Agecom no CPAR)