Clínica Escola Integrada terá atendimento gratuito em auriculoterapia

A partir de 1º de junho, membros de toda a comunidade poderão receber atendimento gratuito em auriculoterapia na Clínica Escola Integrada da UFMS. Os horários serão às quartas-feiras, entre 13h30 e 16h, e às quintas e sextas-feiras entre 8h e 16h30, com intervalo entre 10h30 e 13h30. Interessados devem fazer o agendamento prévio pelo e-mail pics.inisa@ufms.br.

A auriculoterapia consiste em uma técnica da medicina tradicional chinesa natural e não invasiva, por meio da qual pontos da orelha são estimulados com a aplicação de sementes de mostarda. “É uma terapia utilizada para reorganizar a energia do corpo, melhorando queixas como ansiedade, depressão, tratamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cansaço, dores locais, entre outros. Não substitui o tratamento farmacológico ou outro indicado pelo médico ou outro profissional da saúde. Pode ser usada também por quem não tem queixas, mas quer manter a saúde e qualidade de vida”, explicou o coordenador do projeto de extensão “Ambulatório de práticas integrativas e complementares (Pics)”, Nathan Aratani.

O projeto existe desde 2020, iniciou com atendimentos aos profissionais de unidades básicas de saúde e em 2021 com atendimentos voltados à comunidade universitária e familiares. Ainda segundo o docente, a auriculoterapia é incentivada hoje no Brasil pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que reúne outras 28 práticas.

O atendimento na UFMS será feito por estudantes de Odontologia e de Enfermagem de diversos períodos, que estão aptos e capacitados para acolherem os interessados. “Eles já passaram por formação e aprovação na disciplina de Auriculoterapia que eu ministro, serão acompanhados por uma fisioterapeuta graduada, também com experiência na área, e atuarão sob a minha supervisão”, informou o professor.

Na consulta, os pacientes serão avaliados para a identificação dos possíveis pontos na orelha que precisam de estímulo, então serão colocadas as sementes para que o paciente possa, durante um período de cinco ou seis dias, manter o equilíbrio ou reequilibrar seu corpo. A duração do tratamento irá depender do tipo de doença e da evolução do paciente.

 

Texto: Ariane Comineti